Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1312
Título: | Análise da III Feira de Ciências e Mostra Científica de Serra Talhada - PE e seus impactos na aprendizagem e divulgação científica |
Autor: | Siqueira, Francisca Suene Alcântara |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/4198097343466398 |
Orientador: | Bezerra, Bruna Herculano da Silva |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/1039531472437739 |
Co-orientador : | Câmara, Maria Suely Costa da |
Endereço Lattes do Co-orientador : | http://lattes.cnpq.br/9163311260887432 |
Palavras-chave: | Ciências - Estudo e ensino;Projetos científicos |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | SIQUEIRA, Francisca Suene Alcântara. Análise da III Feira de Ciências e Mostra Científica de Serra Talhada - PE e seus impactos na aprendizagem e divulgação científica. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019. |
Resumo: | As feiras de ciências que se constituem em ambientes não formais de aprendizagem, são locais que proporcionam a exposição pública de trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes e professores. O principal objetivo deste trabalho foi analisara produção científica e o papel da feira de ciências e mostra científica na concepção dos estudantes apresentadores, professores orientadores e seus impactos em relação à aprendizagem e à divulgação da ciência no município de Serra Talhada-PE. Utilizamos como instrumento para a coleta de dados: as fichas de inscrição dos trabalhos, fichas de avaliação preenchidas pela pesquisadora na ocasião da apresentação dos trabalhos e entrevistas estruturadas realizadas com alguns professores e estudantes envolvidos no evento.Na análise, buscamos elementos quantitativos e qualitativos que nos permitissem compreender o evento como um todo e a produção científica deste. Para isso, analisamos: a distribuição de trabalhos por escolas participantes; áreas do conhecimento, aproximação com o tema central da mostra científica.Assim como as categorias nas quais os trabalhos foram desenvolvidos- tomando como referência as ideias de Mancuso(1993)- e asprincipais perspectivas de ensino que caracterizavam os trabalhos científicos do evento, delimitando a análise as perspectivasmais conhecidas e que norteiam também os documentos oficiais sobre currículo do país.Entre os principais resultados, observamos que houve uma quantidade significativa de escolas participantes, e muitos trabalhos na área de conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias,sendo os trabalhos informativos e a perspectiva construtivista de maiorexpressividadena feira em estudo. Quanto às entrevistas realizadas com os principais atores sociais envolvidos: observamos um conhecimento superficial e fragilizado sobre o conceito de feiras de ciências e outros aspectos relacionados, bem com acerca da noção de divulgação científica. Os resultados reafirmam a importância do trabalho com feiras e mostras científicas no nosso país, e, sobretudo, no município de Serra Talhada-PE. Apontam importância da feira de ciências para a cidade e circunvizinhanças. No entanto, entre os desafios de trabalhos dessa natureza ressaltamos para a necessidade da compreensão do que são as feiras e mostras científicas pelos atores sociais envolvidos nesse processo e seu papel para a aprendizagem e divulgação científica. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1312 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Química (UAST) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_franciscasuenealcantarasiqueira.pdf | 959,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.