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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Renata Lívia de Araújo-
dc.contributor.authorSoares, Vanessa Silva-
dc.date.accessioned2019-08-09T15:55:42Z-
dc.date.available2019-08-09T15:55:42Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSOARES, Vanessa Silva. Variação linguística no ensino de língua portuguesa: um olhar do professor de séries do fundamental II. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1307-
dc.descriptionDurante todo o processo de ensino de línguas, desde as primeiras escolas firmadas no Brasil guiadas pelos Jesuítas, houve uma didática apoiada ao uso correto e às normas dessas línguas, o que não se fez diferente quando a Língua Portuguesa entra no currículo escolar, apoiada por manuais concretizados por professores do Colégio Pedro II. A normatização da língua, para os professores, foi por anos e anos a forma correta de se aprender e de se falar o idioma, sem espaço para variações desta. Apenas recentemente, a pouco mais de vinte anos, com a chegada de documentos federais voltados ao professor, como por exemplo, os PCNs, o ensino de Língua Portuguesa começa a ser visto de uma forma mais interacional, ligando esse ensino ao cotidiano dos alunos e não mais a uma língua erudita e inalcançável. Houve processos nos cursos de Licenciatura que buscaram mudar a visão dos novos professores quanto a língua em que usam e que posteriormente seria seu objeto de trabalho, para que com isso os alunos pudessem enxergar seus discursos de forma não inferiorizada, afirmando que o que eles falam é português sim. Com isso, este trabalho teve como objetivo trazerum estudo a respeito de como se dá e qual a importância da variação linguística no ensino básico, mais precisamente no Ensino Fundamental II, tendo colaboração de professores participantes desse nível de ensino, por meio de entrevistas escritas com seis desses profissionais docentes de duas escolas de Serra Talhada-PE. Os resultados mostram um novo contexto nas práticas de ensino de Língua Portuguesa, que visa uma sala heterogênea e com respeito a sua língua.pt_BR
dc.description.abstractDuring the whole process of teaching languages, from the first schools signed in Brazil guided by the Jesuits, there was a didactic supported by the correct use and the norms of these languages, which was not different when the Portuguese Language enters the school curriculum, supported by manuals made by teachers of the Pedro II College. The normalization of language, for teachers, was for years and years the correct way to learn and speak the language, without space for variations of this. Only recently, in just over twenty years, with the arrival of federal documents aimed at the teacher, such as the PCNs, does Portuguese language teaching begin to be seen in a more interactive way, linking this teaching to the students' daily lives and no longer to an erudite and unreachable language. There were processes in the undergraduate courses that sought to change the vision of the new teachers as to the language in which they use and that later would be their object of work, so that the students could see their speeches in a non-inferiorized way, stating that what they speak It's Portuguese, yes. With this, the objective of this study was to present a study about the importance of linguistic variation in basic education, specifically in elementary education II, with the collaboration of teachers participating in this level of education, through written interviews with six of these teaching professionals from two schools in Serra Talhada-PE. The results show a new context in the teaching practices of Portuguese Language, which aims at a heterogeneous room with respect to its languagept_BR
dc.format.extent34 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Gramáticapt_BR
dc.titleVariação linguística no ensino de língua portuguesa: um olhar do professor de séries do fundamental IIpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5882565782735492pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7009377945244623pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localSerra Talhadapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Serra Talhadapt_BR
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