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Título: Didatização de conhecimentos linguísticos em livro didático de ensino médio
Autor: Santos, Tâmara Taís Rodrigues dos
Orientador: Silva, Noadia Iris da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3145353361385921
Palavras-chave: Livros didáticos;Gramática;Análise linguística;Ensino médio
Data do documento: 2018
Citação: SANTOS, Tâmara Taís Rodrigues dos. Didatização de conhecimentos linguísticos em livro didático de ensino médio. 2018. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2018.
Abstract: The Portuguese language textbook assumes a prominent presence in the classroom and is often used as the only material to develop the contents and activities. Considering its importance for teachers and students, this research proposes to examine the activities proposed in terms of reflection and analysis on the language proposed by the textbook adopted in a high school. Specifically, we investigate the relevance of such activities in relation to traditional grammar teaching or to the perspective of Linguistic Analysis Practice. In order to carry out our study, we are theoretically based on specific documents and authors, like PCNEM (BRASIL 2006), Mendonça (2006), PNLD/2018, Bezerra e Reinaldo (2013) that point to "appropriate teaching" forms of the language in use, according to these sources, and from there to verify the offer of contents and activities present in textbooks. Methodologically, we opted for a qualitative approach that deals with the interpretations of social realities, from texts and interviews as analysis data. We verified, among the results, questions that reinforce the existence of the traditional form of teaching in the textbooks being purely grammatical and without any reflective / expressive purpose confirming the statement of the PCNEM (BRASIL, 2006) that characterize the teaching of Portuguese Language in High School as "an expression classroom in which students can not express themselves".
Resumo: O livro didático de língua portuguesa assume uma presença de destaque em sala de aula e, muitas vezes, ele é utilizado como único material para desenvolver os conteúdos e atividades. Considerando-se a sua importância para professores e discentes, a presente pesquisa propõe a examinar os conteúdos e atividades propostas para o eixo de reflexão e análise sobre a língua ofertadas pelo livro didático adotado em uma escola de ensino médio. Especificamente, investigamos a pertinência de tais atividades em relação ao ensino tradicional de gramática ou à perspectiva de prática de análise linguística. Para efetivação do nosso estudo nos embasamos teoricamente em documentos e autores específicos, tais como PCNEM (BRASIL 2006), Mendonça (2006), PNLD/2018, Bezerra e Reinaldo (2013) que apontam formas “adequadas de ensino” da língua em uso, segundo essas fontes, e a partir daí verificar a oferta de conteúdos e atividades presentes nos livros didáticos. Metodologicamente, optamos por uma abordagem qualitativa que lida com as interpretações das realidades sociais, a partir de textos e entrevistas como dados de análise. Verificamos, dentre os resultados, questões que reforçam a existência da forma tradicional de ensino nos livros didáticos sendo estas puramente gramaticais e sem nenhum propósito reflexivo/expressivo confirmando a afirmação dos PCNEM (BRASIL 2006) que caracterizam o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio como “aula de expressão em que os alunos não podem se expressar”.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1303
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