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Título: Percepções de professores sobre a avaliação externa de leitura (SAEPE) em escolas da cidade de Serra Talhada
Autor: Moreno, Suzana Camila de Lima
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8911168253492775
Orientador: Silva, Noadia Iris da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3145353361385921
Palavras-chave: Leitura;Professores - Avaliação;Avaliação educacional
Data do documento: 2019
Citação: MORENO, Suzana Camila de Lima. Percepções de professores sobre a avaliação externa de leitura (SAEPE) em escolas da cidade de Serra Talhada. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Abstract: This study results from an investigation carried out with public school teachers of Serra Talhada. We are interested in the perceptions of these professionals about large-scale evaluations, with emphasis on the Pernambuco State Assessment System (SAEPE) and, consequently, the results of the Educational Development Index of Pernambuco (IDEPE). We aim to point out possible implications of these results on teachers' conceptions and practices about reading, therefore, we also address the initial and continuing training of these professionals. The relevance of this research resides in the fact that educational policies in Brazil have been showing concern for the quality of the teaching offered by the public school, due to the pressures of international organizations that see in education the solution of the problems faced by an increasingly globalized world, of transformations and technological discoveries that characterize the so-called society of knowledge. It is important to emphasize that this evaluation system is the result of the transformations and educational reforms that occurred in Brazil in the 90's and that the application of this process is given in the monitoring of educational actions, in order to verify and monitor the level of student learning. It is necessary to state that the principle of this educational policy is to defend external evaluations as relevant resources for the promotion of quality public education. The results of the research suggest that the dissemination of these assessments contributes to a climate of teacher accountability for the success or failure of its students, create an atmosphere of pressure for the actors of the school community (teachers, managers and students) between school units in the same city
Resumo: Este estudo resulta de uma investigação realizada com professores de escolas públicas estaduais em Serra Talhada. Temos como objeto as percepções desses docentes acerca das avaliações em larga escala, com ênfase no Sistema de Avaliação do Estado de Pernambuco (SAEPE) e, consequentemente, os resultados do Índice de Desenvolvimento Educacional de Pernambuco (IDEPE). Objetivamos apontar possíveis implicações desses resultados nas concepções e práticas dos professores sobre leitura. Nesse sentido, abordamos também a formação inicial e continuada desses profissionais. A relevância dessa pesquisa reside no fato de que as políticas educacionais no Brasil vêm demonstrando preocupação com a qualidade do ensino ofertada pela escola pública, decorrente das pressões dos organismos internacionais, que veem na educação a solução dos problemas enfrentados por um mundo cada vez mais globalizado, de transformações e descobertas tecnológicas que caracterizam hoje a chamada sociedade do conhecimento. É importante ressaltar que esse sistema de avaliação é fruto das transformações e reformas educacionais ocorridas no Brasil na década de 90 e que a aplicação deste processo se dá no monitoramento das ações educativas, tendo em vista verificarem e acompanhar o nível de aprendizagem dos alunos. Torna-se necessária a colocação de que o princípio desta política educacional está na defesa das avaliações externas como recursos pertinentes para promoção da educação pública de qualidade. Os resultados da pesquisa sugerem que a metodologia dessas avaliações contribui para um clima de responsabilização do professor pelo sucesso ou fracasso de seus estudantes, criar um ambiente de pressão para os atores da comunidade escolar (docentes, gestores e discentes) além de promover competividade entre as unidades escolares numa mesma cidade.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1300
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