Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1297
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGuimarães, Lílian Noemia Torres de Melo-
dc.contributor.authorSilva, Pollyana Gomes da-
dc.date.accessioned2019-08-05T18:24:53Z-
dc.date.available2019-08-05T18:24:53Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA, Pollyana Gomes da. Elementos de contextualização em livros didáticos: norteadores do processo de compreensão textual. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1297-
dc.descriptionO presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise dos elementos de contextualização que os livros didáticos do Ensino Fundamental II lançam para nortear o processo de compressão textual. No que diz respeito à fundamentação teórica, sobre o uso do livro didático no ensino de língua portuguesa adotamos como abordagem as discussões de Silva (1996, 2006), Soares (2002) Lajolo (1996), assim como os documentos oficiais (BRASIL, 1997). Quanto à discussão sobre leitura e compreensão textual, adotamos Malfacini (2015), Freire (1978), Leffa (1996), Cunha (2010), Barbosa (2008), Koch (2011), Santos (2014), a LDB (Lei 5692/71) e Brasil (1996, 1997). O corpus geral do trabalho se constitui de uma coleção de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, aprovada pelo PNLD 2014. Quanto ao corpus específico, detivemo-nos às seções de abertura da 2ª unidade temática de cada um dos livros das quatro séries. Para as categorias de análise, privilegiamos o nosso olhar para as subseções “Converse com a turma”, “O que vamos fazer nesta unidade” e “Vamos pensar”. Como resultado, percebemos que elas funcionam como elementos de contextualização que os livros didáticos lançam a fim nortear os alunos-leitores quanto ao processo de compreensão acerca das temáticas que ainda vão ser exploradas pelos capítulos dos livros.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to make an analysis of the contextualization elements that textbooks of Elementary School II launch to guide the process of textual compression. With regard to the theoretical basis, on the use of the didactic book in Portuguese language teaching, we adopted as an approach the discussions of Silva (1996, 2006), Soares (2002) Lajolo (1996), as well as the official documents (BRASIL, 1997 ). As for the discussion about reading and textual comprehension, we adopted Malfacini (2015), Freire (1978), Leffa (1996), Cunha (2010), Barbosa (2008), Koch / 71) and Brazil (1996, 1997). The general corpus of the work consists of a collection of Portuguese Language of Elementary Education II, approved by the PNLD 2014. As for the specific corpus, we took up the opening sections of the 2nd thematic unit of each of the books of the four grades. For the categories of analysis, we focus our attention on the subsections "Talk to the class", "What we do in this unit" and "Let's think". As a result, we perceive that they function as contextual elements that the textbooks launch in order to guide student-readers in the process of understanding about the themes that are still going to be explored by the chapters of the books.pt_BR
dc.format.extent57 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectCompreensão na leiturapt_BR
dc.titleElementos de contextualização em livros didáticos: norteadores do processo de compreensão textualpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7778975209654541pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localSerra Talhadapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Serra Talhadapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_pollyanagomesdasilva.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.