Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1284
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dugnani, Bruna Lopes Fernandes | - |
dc.contributor.author | Leite, Gustavo Saulo Alves | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-31T14:50:33Z | - |
dc.date.available | 2019-07-31T14:50:33Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Gustavo Saulo Alves. Um comparativo entre aulas de língua inglesa: abordagens audiolingual e comunicativa no ensino médio. 2018. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1284 | - |
dc.description | Este trabalho objetiva demonstrar as disparidades e semelhanças estabelecidas entre teoria e prática de aulas que ocorreram nas abordagens audiolingual e comunicativa. A aula baseada na teoria audiolingual foi ministrada no 1º ano “A” do ensino médio, enquanto a aula baseada na teoria do ensino comunicativo foi ministrada no 1º ano “C” do ensino médio, ambas ocorreram em uma Escola pública da Paraíba. Para a construção desta pesquisa recorremos a Leffa (1988), Brown (2001), Uphoff (2008), Holden (2009), Larsen-Freeman e Anderson (2011), Oliveira (2014), Cunha (2016), Rodrigues (2016). Além de fazermos algumas reflexões advindas das OCEM (Orientações Curriculares para o Ensino Médio), a fim de apresentar considerações relevantes para o ensino de línguas estrangeiras. Os planos de aula feitos em ambas às abordagens desta pesquisa servem como guia para a construção de nossa metodologia. Ainda foram realizadas avaliações com alunos das duas turmas, propondo que eles expusessem considerações a respeito das aulas. Apesar de um relato livre, para dar um caminho ao discente, formulamos uma pergunta motivante: “Exponha suas opiniões a respeito da aula. Como foi a sua participação? Se a aula foi atrativa? Qual foi o momento que mais gostou? A aula foi motivante?”. Em nosso corpus,obtido por meio da opinião ativa dos alunos, podemos perceber que as relações entre teoria e prática de ambas as abordagens revelou aspectos que fizeram delas,tão distintas em teoria, semelhantes no momento de avaliação dos alunos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work aims to demonstrate the disparities and similarities established between theory and practice of classes that happened in the audiolingual and communicative approach. The class based on the audiolingual theory was taught in the class “A” of the 1st year of high school, while the class based on the communicative theory was taught in the class “C” of the 1st year of high school, the both happened in a public school of Paraíba. To build this search we resort to Leffa (1988), Brown (2001), Uphoff (2008), Holden (2009), Larsen-Freeman e Anderson (2011), Oliveira (2014), Cunha (2016), Rodrigues (2016). Beyond we made some reflections that comes from the OCEM (The national curriculum guidelines to the secondary school), in order to present relevant considerations to the teaching foreign language. The lessons plans madein both of the approaches of this search serve as a guide to build of our methodology. Stillevaluations were done with some students of two classes, proposing that they exhibit considerations about the classes.Despite a free report, to give a way to the student, we formulated a motivating question: “Expose your opinions about the class. How it was your participation? If the class was attractive? What was the moment that you liked much? The class was motivating?” In our corpus that we got by the active opinion of the students, we can note that the relations between theory and practice of both approaches revealed aspects that made them, so different in theory, similar at the moment of the students evaluation. | pt_BR |
dc.format.extent | 68 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa - Ensino - Métodos | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | Um comparativo entre aulas de língua inglesa: abordagens audiolingual e comunicativa no ensino médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9461088696751451 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6132618542893464 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Serra Talhada | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Serra Talhada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAST) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_gustavosauloalvesleite.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.