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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Noadia Iris da-
dc.contributor.authorMelo, Adimilsa Alves da Silva-
dc.date.accessioned2019-07-29T17:24:00Z-
dc.date.available2019-07-29T17:24:00Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMELO, Adimilsa Alves da Silva. Letramento: discussões teóricas acerca a concepção dos professores sobre as práticas pedagógicas da leitura, produção de texto, análise linguística e oralidade em sala de aula, no ensino fundamental II. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1274-
dc.descriptionEsta pesquisa teve como principal objetivo analisar como os professores trabalham em sala de aula o letramento de modo a priorizar os eixos de ensino da língua portuguesa. Mais especificamente, tentamos alcançar os seguintes objetivos:a) Examinar se os professores trabalham todos os eixos de ensino da língua portuguesa;b) Analisar se os gêneros textuais são utilizados como instrumentos para o ensino da língua;c)Averiguar com que frequência os professores realizam atividades para desenvolver o letramento dos alunos. Participaram da pesquisa duas professoras da rede municipal de ensino de Triunfo, a professora A, que atuava em um 7° ano e a professora B, que também lecionava em um 7°ano. Foram realizadas entrevistas e as mesma foram transcritas para analise. O aporte teórico para este trabalho está baseado nos estudos de Soares (2003; 2009) e Leite e Botelho (2011) sobre o conceito de Letramento; de Antunes (2003) sobre os eixos de ensino de língua portuguesa, e nas reflexões de Marcuschi (2005) e Barros (2011) acerca da relação entre gêneros textuais e letramento. Através das análises pudemos observar que em relação ao trabalho com os eixos de ensino (oralidade; leitura; produção textual e analise linguística) ambos os professores priorizam a leitura e a produção textual. Em detrimento a isto, o eixo da oralidade foi negligenciado e a análise linguística, para as mesma se restringiu ao trabalho com a gramática normativa. No que diz respeito à utilização de gêneros textuais em suas aulas, as duais professores privilegiaram um ou dois gêneros, prática essa negativa, pois o letramento é favorecido a partir do contato com os mais variados gêneros textuais.Em relação às atividades em que os professores tentam propor situações reais de uso da língua, percebemos que o professor A, através de sua fala tenda a utilizar diversos gêneros textuais, pratica essa positiva, já que tais atividades tendem a ampliar o letramento nos alunos. Já a professora B mostrou a preocupação na escolha dessas atividades, levando, para sala de aula, textos que faziam parte da realidade dos alunos. Diante de tais resultados, acreditamos que ainda haja uma falta de compreensão do que seja o Letramento e suas habilidades. Por isso, fica clara a importância de proporcionar formação inicial e continuada sólida no que diz respeito ao trabalho relativo às práticas de letramento.pt_BR
dc.description.abstractThis research analyzed how the teachers work literacy in classroom in order to prioritize the axes of Portuguese’s language teaching. More specifically, we try to achieve the following objectives: a) Examine whether teachers work all the axes of Portuguese language’s teaching; b) Analyze whether textual genres are used as instruments for language teaching; c) Find out how often teachers perform activities to develop students' literacy. Two teachers from the municipal education network of Triunfo participated in the study, the teacher "A", who worked at a 7th year and the teacher "B", who also taught in a 7th year. We conducted interviews and transcribed them for analysis. The theoretical contribution to this work is based on the studies of Soares (2003; 2009) and Leite & Botelho (2011)about the concept of literacy; of Antunes (2003) related of Portuguese language’s axes of teaching, and in the reflections of Marcuschi (2005) and Barros (2011) about the relationship between textual genres and literacy. We observed that, in relation to the work with the axes of teaching (orality, reading, textual production and linguistic analysis) both teachers prioritize reading and textual production. While the axes of orality and linguistic analysis were neglected, and the treatment of the latter was restricted to working with normative grammar. With regard to the use of textual genres in their classes, the two teachers favored one or two genres, a practice that is negative, since literacy is favored from contact with the most varied textual genres. Faced with such results, we believe that there is still a lack of understanding of what Literacy and its abilities are. Therefore, it is clear the importance of providing initial and continued solid training for theteacher with regard to work on literacy practices.pt_BR
dc.format.extent48 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleLetramento: discussões teóricas acerca a concepção dos professores sobre as práticas pedagógicas da leitura, produção de texto, análise linguística e oralidade em sala de aula, no ensino fundamental IIpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3145353361385921pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localSerra Talhadapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Serra Talhadapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAST)

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