Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1028
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Sônia Virginia Martins-
dc.contributor.authorSouza, Salvia de Medeiros-
dc.date.accessioned2019-05-17T14:39:22Z-
dc.date.available2019-05-17T14:39:22Z-
dc.date.issued2019-01-23-
dc.identifier.citationSOUZA, Salvia de Medeiros.Discursos, concepções e percursos teórico-metodológicos na formação inicial de professores de língua inglesa.2019.95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1028-
dc.descriptionO presente estudo está atrelado às pesquisas voltadas à formação inicial de professores de língua estrangeira, bem como às pesquisas do campo da Análise Dialógica do Discurso. A pesquisa que deu origem ao estudo teve como objetivo geral analisar como os discursos institucional e docente refletem concepções teóricas e didático-metodológicas refratando no discurso dos discentes o processo de formação inicial de professores de língua inglesa. As coordenadas teóricas que sustentam as reflexões na análise têm origem nos estudos dialógicos, com destaque para as seguintes noções: enunciado concreto (BAKHTIN, 2015a; BRAIT; MELO, 2005), heteroglossia (ZANDWAIS, 2009; FARACO, 2009), dialogismo (BAKHTIN/ VOLOCHÍNOV, 2014; BAKHTIN, 2015b; FIORIN, 2016), axiologia (VOLOCHÍNOV, 2013; FARACO, 2009) e discurso reportado (FARACO, 2009). A pesquisa foi de cunho qualitativo-interpretativista e se configurou como uma análise documental aliada ao estudo de caso do Curso de Letras Português/ Inglês da UFRPE/ UAG, que compreendeu a identificação, verificação e apreciação de documentos e a aplicação de instrumentos de coleta de dados para o alcance dos objetivos da pesquisa. Constatamos que o discurso oficial da Instituição de Ensino Superior (IES) poderia ser mais pontual quanto ao estudo de concepções teórico-metodológicas e didático-pedagógicas para o ensino de língua inglesa e articular os âmbitos linguístico e pedagógico de conhecimento sobre a língua. Os professores universitários poderiam articular seu repertório de conhecimentos sobre a língua inglesa a seu ensino de modo influenciar na construção do repertório de docência dos licenciandos e estes últimos precisam buscar autonomia em relação ao desenvolvimento de seu nível proficiência na língua ou desenvolver habilidades comunicativas mais refinadas, além do aprofundamento pedagógico para suas práticas como professores de inglês.pt_BR
dc.description.abstractThe present study is attached to researches about the initial formation of foreign language teachers, as well as to researches in the field of Dialogical Discourse Analysis. The research which led to this study aimed to analyse how the institutional and teacher discourses reflect theoretical and didactic-methodological conceptions demonstrating, in the discourse of students, the initial formation of English language teachers. The theoretical coordinates that support the reflections in this analysis have their origin in the dialogical studies, highlighting the following concepts: concrete utterance (BAKHTIN, 2015a; BRAIT; MELO, 2005), heteroglossia (ZANDWAIS, 2009; FARACO, 2009), dialogism (BAKHTIN/ VOLOCHÍNOV, 2014; BAKHTIN, 2015b; FIORIN, 2016), axiology (VOLOCHÍNOV, 2013; FARACO, 2009) and reported speech (FARACO, 2009). This research is based on a qualitative-interpretative approach and it was configured as a documentary analysis allied to the case study of the Letras Português/ Inglês Course of UFRPE / UAG, which included the identification, verification and examination of documents and the application of data collection instruments to achieve the aims of the research. The conclusions point out that the official discourse of the High Education Institution (HEI) could be more punctual in the study of theoretical-methodological and didactic-pedagogical conceptions for the teaching of English language and articulate the linguistic and pedagogical spheres of knowledge on language. The university professors could articulate their repertoire of knowledge on the English language to their teaching in order to influence the construction of the teaching repertoire of the students and these latter need to seek autonomy in relation to the development of their language proficiency or develop more refined communicative skills, besides the pedagogical deepening for their practices as English teachers.pt_BR
dc.format.extent95 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilpt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleDiscursos, concepções e percursos teórico-metodológicos na formação inicial de professores de língua inglesapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7735115241100407pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1673025156495316pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localGaranhunspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentUAGpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_salviademedeirossouza.pdf954,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.