Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1011
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGuedes, Niege da Rocha-
dc.contributor.authorAlves, Josefa Edjane Cordeiro-
dc.date.accessioned2019-05-14T17:31:07Z-
dc.date.available2019-05-14T17:31:07Z-
dc.date.issued2018-02-20-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Josefa Edjane.A abordagem da variação linguística no livro didático: uma análise da coleção português: linguagens,de Cereja e Magalhães (2013).2018.71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1011-
dc.descriptionEste trabalho realiza uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica ao analisar como uma coleção de livros didáticos destinada ao Ensino Médio – Português: linguagens, de Cereja e Magalhães (2013) – aborda o fenômeno da variação linguística. Na construção do referencial teórico deste trabalho, enfocamos a variação e as questões por ela implicadas, estabelecendo como referências os trabalhos de Bagno (2002, 2007, 2009), Castilho (2004), Faraco (2004), Lucchesi (2004) e Rodrigues (2004). Como nosso objeto de estudo tem relação direta com o ensino/aprendizagem de língua portuguesa, na segunda seção deste trabalho, discutimos o ensino de português e o papel do livro didático, tendo como base, dentre outros, os estudos de Antunes (2003, 2007, 2009), Geraldi (1997), Dionísio (2005), Soares (1998) e Travaglia (1996). A partir da análise, foi possível constatar que a coleção aborda a variação linguística de maneira positiva, pois a evidencia como um fenômeno natural, refutando, em vários espaços, a veracidade de informações preconceituosas que reforçam e reproduzem o preconceito linguístico, embora tenha empregado algumas expressões reprodutoras da visão preconceituosa que impera na sociedade e faz com que as pessoas acreditem na existência de variedades linguísticas melhores e mais bonitas que outras.pt_BR
dc.description.abstractThis study does a qualitative research of the bibliographical type when analyzing as a collection of textbooks intended to the High School – Português: linguagens, de Cereja e Magalhães (2013) – it approaches the phenomenon of the linguistic variation. During the construction of the theoretical reference of this work, we focus on the variation and the issues involved on it, establishing as references the works of Bagno (2002, 2007, 2009), Castilho (2004), Faraco (2004), Lucchesi (2004) and Rodrigues (2004). As our study object has a direct relation with the teaching-learning process of Portuguese Language, in the second section of this work, we discuss the teaching of Portuguese and the role of the textbooks, having as basis, among others, the studies of Antunes (2003, 2007, 2009), Geraldi (1997), Dionísio (2005), Soares (1998) and Travaglia (1996). Starting from the analysis, it was possible to verify that the collection approaches the linguistic variation in a positive way, because of the evidence as a natural phenomenon, refuting, in various spaces, the veracity of prejudiced information which reinforces and reproduces the linguistic prejudice, though it has applied some reproductive expressions of the prejudiced vision which rules in the society and makes people believe in the existence of better and more beautiful linguistic variations than others.pt_BR
dc.format.extent71 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilpt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilpt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilpt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilpt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleA abordagem da variação linguística no livro didático: uma análise da coleção português: linguagens, de Cereja e Magalhães (2013)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1122387175534706pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9891874919262555pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localGaranhunspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentUAGpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_josefaedjanecordeiroalves.pdf2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.