Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5546
Título: A bioquímica dos hormônios em uma intervenção pedagógica interdisciplinar entre química, arte e educação física a partir da temática frevo
Autor: Nascimento, Marília Macário Simões do
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2036102562810888
Orientador: Firme, Ruth do Nascimento
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
Palavras-chave: Química – Ensino e estudo;Dança na educação;Frevo;Bioquímica clinica;Hormônios;Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Data do documento: 11-Set-2023
Citação: NASCIMENTO, Marília Macário Simões do. A bioquímica dos hormônios em uma intervenção pedagógica interdisciplinar entre química, arte e educação física a partir da temática frevo. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: The aim of this research was to analyze students' understanding of the relationship between frevo dancing and the biochemistry of hormones in the context of an interdisciplinary pedagogical intervention between Chemistry, Art and Physical Education based on the frevo theme. We conducted a qualitative study of the pedagogical intervention type. The pedagogical intervention was carried out in a private school in the municipality of Olinda - PE. The research subjects were 26 students from the 3rd grade of secondary school. The intervention was applied in two stages, subdivided into three classes: one class in stage 1 and two classes in stage 2. The methodological stages for the development of the research were: intervention method (stage 1); intervention evaluation method (stage 2). From the analysis we can say that: the students expressed different perceptions of frevo, focused on frevo as a dance, culture and expression; the majority of students, in their previous conceptions, understood that dancing favors the release of hormones, such as dopamine, serotonin, oxytocin, endorphin and adrenaline, however, they did not know how to chemically explain the relationship between frevo dancing and the biochemistry of hormones; no progress was made in the students' understanding of the relationship between frevo dancing and the biochemistry of hormones when they produced parodies as an assessment activity.
Resumo: Nesta pesquisa tivemos como objetivo analisar compreensões de estudantes sobre a relação entre a dança do frevo e a bioquímica dos hormônios no contexto de uma intervenção pedagógica interdisciplinar entre a Química, Arte e Educação Física a partir da temática frevo. Conduzimos uma pesquisa qualitativa do tipo intervenção pedagógica. A Intervenção pedagógica foi realizada numa escola de rede particular, no município de Olinda – PE. Os sujeitos da pesquisa foram 26 alunos da 3ª série do Ensino Médio. A intervenção foi aplicada em dois momentos subdivididos em três aulas, sendo uma aula no momento 1 e duas aulas no momento 2. As etapas metodológicas para o desenvolvimento da pesquisa foram: método da intervenção (1ª etapa); método da avaliação da intervenção (2ª etapa). A partir das análises podemos dizer que: os estudantes expressaram diferentes percepções sobre o frevo, voltadas para o frevo como dança, cultura e expressão; a maioria dos estudantes, em suas concepções prévias, compreende que a dança favorece a liberação de hormônios, tais como dopamina, serotonina, ocitocina, endorfina e adrenalina, entretanto, não sabem explicar quimicamente a relação entre a dança do frevo e a bioquímica dos hormônios; não foram identificados avanços nas compreensões dos estudantes sobre a relação entre a dança do frevo e a bioquímica dos hormônios quando eles produziram paródias como atividade avaliativa.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5546
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_mariliamacariosimoesdonascimento.pdf623,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons