Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5546
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFirme, Ruth do Nascimento-
dc.contributor.authorNascimento, Marília Macário Simões do-
dc.date.accessioned2024-01-30T16:02:31Z-
dc.date.available2024-01-30T16:02:31Z-
dc.date.issued2023-09-11-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Marília Macário Simões do. A bioquímica dos hormônios em uma intervenção pedagógica interdisciplinar entre química, arte e educação física a partir da temática frevo. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5546-
dc.descriptionNesta pesquisa tivemos como objetivo analisar compreensões de estudantes sobre a relação entre a dança do frevo e a bioquímica dos hormônios no contexto de uma intervenção pedagógica interdisciplinar entre a Química, Arte e Educação Física a partir da temática frevo. Conduzimos uma pesquisa qualitativa do tipo intervenção pedagógica. A Intervenção pedagógica foi realizada numa escola de rede particular, no município de Olinda – PE. Os sujeitos da pesquisa foram 26 alunos da 3ª série do Ensino Médio. A intervenção foi aplicada em dois momentos subdivididos em três aulas, sendo uma aula no momento 1 e duas aulas no momento 2. As etapas metodológicas para o desenvolvimento da pesquisa foram: método da intervenção (1ª etapa); método da avaliação da intervenção (2ª etapa). A partir das análises podemos dizer que: os estudantes expressaram diferentes percepções sobre o frevo, voltadas para o frevo como dança, cultura e expressão; a maioria dos estudantes, em suas concepções prévias, compreende que a dança favorece a liberação de hormônios, tais como dopamina, serotonina, ocitocina, endorfina e adrenalina, entretanto, não sabem explicar quimicamente a relação entre a dança do frevo e a bioquímica dos hormônios; não foram identificados avanços nas compreensões dos estudantes sobre a relação entre a dança do frevo e a bioquímica dos hormônios quando eles produziram paródias como atividade avaliativa.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this research was to analyze students' understanding of the relationship between frevo dancing and the biochemistry of hormones in the context of an interdisciplinary pedagogical intervention between Chemistry, Art and Physical Education based on the frevo theme. We conducted a qualitative study of the pedagogical intervention type. The pedagogical intervention was carried out in a private school in the municipality of Olinda - PE. The research subjects were 26 students from the 3rd grade of secondary school. The intervention was applied in two stages, subdivided into three classes: one class in stage 1 and two classes in stage 2. The methodological stages for the development of the research were: intervention method (stage 1); intervention evaluation method (stage 2). From the analysis we can say that: the students expressed different perceptions of frevo, focused on frevo as a dance, culture and expression; the majority of students, in their previous conceptions, understood that dancing favors the release of hormones, such as dopamine, serotonin, oxytocin, endorphin and adrenaline, however, they did not know how to chemically explain the relationship between frevo dancing and the biochemistry of hormones; no progress was made in the students' understanding of the relationship between frevo dancing and the biochemistry of hormones when they produced parodies as an assessment activity.pt_BR
dc.format.extent48 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectQuímica – Ensino e estudopt_BR
dc.subjectDança na educaçãopt_BR
dc.subjectFrevopt_BR
dc.subjectBioquímica clinicapt_BR
dc.subjectHormôniospt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.titleA bioquímica dos hormônios em uma intervenção pedagógica interdisciplinar entre química, arte e educação física a partir da temática frevopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacionalpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2036102562810888pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7234636790850019pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Químicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Químicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_mariliamacariosimoesdonascimento.pdf623,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons