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Título: Racismo dos dias atuais ao seu processo histórico — para entender as ações afirmativas. Proposta de sequência didática para a semana da Consciência Negra
Autor: Silva, Ana Eliza de Jesus Lima Vieira da
Orientador: Santos, Maria Emília Vasconcelos dos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4794117737260000
Palavras-chave: Programas de ação afirmativa na educação;Racismo na educação;Relações étnicas;Conscientização racial;Escravidão - Brasil
Data do documento: 18-Abr-2023
Citação: SILVA, Ana Eliza de Jesus Lima Vieira da. Racismo dos dias atuais ao seu processo histórico — para entender as ações afirmativas. Proposta de sequência didática para a semana da Consciência Negra. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: This work aims to understand the adoption of educational policies and pedagogical strategies to value diversity and how such proposals can promote overcoming the ethnic-racial inequality that occurs in Brazil. Understanding how the State promotes and encourages reparation policies for populations that are subjugated and removed from the historical narrative, with school education being the main way to combat racism and work on the demands of Afro-Brazilian populations. Considering education as a means to work on justice and equality of social, civil, cultural, economic rights and the recognition of the contributions of African populations to the formation of Brazil, in addition to valuing national diversity. Using the skill (EF08HI20) that proposes: identifying and relating aspects of current social structures with the legacies of slavery in Brazil, in the formulation and application of the didactic sequence for the 8 years of elementary school. Enabling students to know and understand affirmative policies, their social function and the historical legacy of racism that made them necessary as a reparatory measure.
Resumo: Esse trabalho visa compreender a adoção de políticas educacionais e estratégias pedagógicas de valorização da diversidade e como tais propostas podem promover a superação da desigualdade étnico-racial que ocorre no Brasil. Compreendendo como o Estado promove e incentiva políticas de reparação às populações subjugadas e afastadas da narrativa histórica, sendo a educação escolar o principal caminho de combater o racismo e trabalhar as reivindicações das populações afro-brasileiras. Considerando a educação como meio para trabalhar justiça e igualdade de direitos sociais, civis, culturais, econômicos e o reconhecimento das contribuições das populações africanas para a formação do Brasil, além de valorizar a diversidade nacional. Utilizando a habilidade (EF08HI20) que propõe: identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais atuais com os legados da escravidão no Brasil, na formulação e aplicação da sequência didática para os 8 anos do Ensino fundamental. Possibilitando aos alunos conhecer e compreender as políticas afirmativas, sua função social e o legado histórico de racismo que as fizeram necessárias enquanto medida reparatória.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5531
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