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Título: Análise da abordagem histórica das transformações da matéria no livro de ciências utilizado em turmas de 9º ano na cidade de Araçoiaba – PE em 2023.
Autor: Melo, Camila da Silva
Orientador: Silva, João Roberto Ratis Tenório da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2659442558566241
Palavras-chave: Ensino de Química;Matéria;Reações químicas;Livros didáticos;História da ciência
Data do documento: 12-Set-2023
Citação: MELO, Camila da Silva. Análise da abordagem histórica das transformações da matéria no livro de ciências utilizado em turmas de 9º ano na cidade de Araçoiaba – PE em 2023. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Considering the great importance that science textbooks have in the teaching-learning process of science content in basic education, studies and research focused on this material have increased significantly. Considering that science education is not only pedagogical, but also contributes to the formation of critical individuals capable of acting directly in society. An interesting alternative found for this proposal is the teaching of science through the history of science. Thus, this research sought to analyze the historical and epistemic approach of the content of Material Transformations in the 9th grade textbook selected by the public school system of the city of Aracoiaba - PE. The research is qualitative with documentary perspective and the analysis criteria were based on the criteria determined by the National Textbook Program 2020. The content was identified in the book, followed by the analysis and discussion of the criteria proposed in the methodology. Made the analysis it was possible to observe that the book does not meet the criteria established in this research, because it does not make a contextualized approach as the history of chemistry, besides not involving social, political, environmental or technological aspects in the presentation of the content.
Resumo: Considerando a grande importância que os livros didáticos de ciências têm no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de ciências na educação básica, os estudos e pesquisas voltados para esse material vêm aumentando de forma bastante significativa. Considerando que o ensino de ciências não tem uma importância apenas pedagógica, mas também contribui para a formação de indivíduos críticos e capazes de atuar diretamente na sociedade. Uma interessante alternativa encontrada para essa proposta é o ensino de ciências por meio da história da ciência. Assim, a presente pesquisa buscou analisar a abordagem histórica e epistêmica do conteúdo de transformações da matéria no livro didático do 9º ano selecionado pela rede pública de ensino da cidade de Araçoiaba – PE. A pesquisa é qualitativa com perspectiva documental e os critérios da análise foram baseados nos critérios determinados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2020. Foi feita a identificação dos conteúdos no livro, seguida da análise e discussão dos critérios propostos na metodologia. Feita a análise foi possível observar que o livro não atende aos critérios estabelecidos nesta pesquisa, pois não faz uma abordagem contextualizada quanto a história da química, além de não envolver aspectos sociais, políticos, ambientais ou tecnológicos na apresentação do conteúdo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5268
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