Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5268
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, João Roberto Ratis Tenório da-
dc.contributor.authorMelo, Camila da Silva-
dc.date.accessioned2023-12-27T18:07:08Z-
dc.date.available2023-12-27T18:07:08Z-
dc.date.issued2023-09-12-
dc.identifier.citationMELO, Camila da Silva. Análise da abordagem histórica das transformações da matéria no livro de ciências utilizado em turmas de 9º ano na cidade de Araçoiaba – PE em 2023. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5268-
dc.descriptionConsiderando a grande importância que os livros didáticos de ciências têm no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de ciências na educação básica, os estudos e pesquisas voltados para esse material vêm aumentando de forma bastante significativa. Considerando que o ensino de ciências não tem uma importância apenas pedagógica, mas também contribui para a formação de indivíduos críticos e capazes de atuar diretamente na sociedade. Uma interessante alternativa encontrada para essa proposta é o ensino de ciências por meio da história da ciência. Assim, a presente pesquisa buscou analisar a abordagem histórica e epistêmica do conteúdo de transformações da matéria no livro didático do 9º ano selecionado pela rede pública de ensino da cidade de Araçoiaba – PE. A pesquisa é qualitativa com perspectiva documental e os critérios da análise foram baseados nos critérios determinados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2020. Foi feita a identificação dos conteúdos no livro, seguida da análise e discussão dos critérios propostos na metodologia. Feita a análise foi possível observar que o livro não atende aos critérios estabelecidos nesta pesquisa, pois não faz uma abordagem contextualizada quanto a história da química, além de não envolver aspectos sociais, políticos, ambientais ou tecnológicos na apresentação do conteúdo.pt_BR
dc.description.abstractConsidering the great importance that science textbooks have in the teaching-learning process of science content in basic education, studies and research focused on this material have increased significantly. Considering that science education is not only pedagogical, but also contributes to the formation of critical individuals capable of acting directly in society. An interesting alternative found for this proposal is the teaching of science through the history of science. Thus, this research sought to analyze the historical and epistemic approach of the content of Material Transformations in the 9th grade textbook selected by the public school system of the city of Aracoiaba - PE. The research is qualitative with documentary perspective and the analysis criteria were based on the criteria determined by the National Textbook Program 2020. The content was identified in the book, followed by the analysis and discussion of the criteria proposed in the methodology. Made the analysis it was possible to observe that the book does not meet the criteria established in this research, because it does not make a contextualized approach as the history of chemistry, besides not involving social, political, environmental or technological aspects in the presentation of the content.pt_BR
dc.format.extent45 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectMatériapt_BR
dc.subjectReações químicaspt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectHistória da ciênciapt_BR
dc.titleAnálise da abordagem histórica das transformações da matéria no livro de ciências utilizado em turmas de 9º ano na cidade de Araçoiaba – PE em 2023pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2659442558566241pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Químicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Químicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_camiladasilvamelo.pdf659,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons