Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4573
Título: Radioastronomia no ensino de física
Autor: Oliveira, Lucia Helena Horta
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0836846546197517
Orientador: Beaklini, Pedro Paulo Bonetti
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9899881748815809
Palavras-chave: Radioastronomia;Ensino;Física;Ondas eletromagnéticas
Data do documento: 11-Jun-2022
Citação: OLIVEIRA, Lucia Helena Horta. Radioastronomia no ensino de física. 2022. 127 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: This work is the result of a curiosity that led to the search for knowledge to explain how scientists manage to unravel the secrets of the universe through antennas around our planet..This study demonstrates both the theoretical physical elements necessary for this process to develop on modern and professional facilities as well as how to discuss the feasibility of citizen science with small amateur devices. The objective is to provide methodologies that can be done either by astronomy lovers as by teachers who want to teach physics through astronomy. For this, several theoretical concepts of physics will be present detailing their role in the process.The methodology will be a didactic sequence with 12 classes that involves formal and non-formal activities and the product will be the implantation of an amateur radio astronomy station, made with the students of the EEEFM Zenóbia Leão school, detailing the activities developed. To evaluate the application of the product, a questionnaire of prior knowledge was presented at the beginning of the sequence to measure the knowledge of the students and the same questionnaire was applied at the end of the didactic sequence to verify if there was assimilation of knowledge after the application.
Resumo: Esse trabalho é fruto de uma curiosidade que levou a busca de conhecimento para explicar como cientistas conseguem desvendar os segredos do universo através de antenas espalhadas por todo o nosso planeta. Esse estudo demonstra tanto os elementos físicos teóricos necessários para que esse processo se desenvolva em aparelhos modernos e profissionais quanto como discute a executabilidade da ciência cidadã com pequenos objetos amadores. O objetivo é fornecer metodologias que podem ser feitas por amantes da astronomia e por professores que queiram ensinar física por meio da astronomia. Para isso vários conceitos teóricos da física estarão presentes detalhando sua utilidade nesse processo. A metodologia será uma sequência didática com 12 aulas que envolve atividades formais e não formais e o produto será a implantação de uma estação de radioastronomia amadora, feita com os alunos da escola EEEFM Zenóbia Leão, detalhando as atividades desenvolvidas. Para avaliar a aplicação do produto foi apresentado um questionário de conhecimento prévio no início da sequência para medir o conhecimento dos alunos e o mesmo questionário foi aplicado no final da sequência didática para verificar se houve assimilação do conhecimento após a aplicação.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4573
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_luciahelenahortaoliveira.pdf15,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.