Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4127
Título: Qual é o lugar da história local no Ensino Médio? O caso da Escola Francisco de Paula Corrêa de Araújo - Camaragibe/PE.
Autor: Fonseca, Kerolayne Gomes da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4148170431364464
Orientador: Andrade, Juliana Alves de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9273063697259288
Co-orientador : Bandeira, Élcia de Torres
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/4669638328828195
Palavras-chave: História - Estudo e ensino;História local;Camaragibe (PE);Ensino Médio
Data do documento: 15-Dez-2021
Citação: Fonseca, Kerolayne Gomes da. Qual é o lugar da história local no Ensino Médio? O caso da Escola Francisco de Paula Corrêa de Araújo - Camaragibe/PE. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: The use of local history presents itself as a tool that promotes the debate of historical identity, providing students with an approximation of their realities with the historiographical debate. Thus, this qualitative work aims to investigate the contents of the History of Camaragibe that are discussed during classes, and the pedagogical practices of History teachers who work in High School at Francisco de Paula Corrêa de Araújo School, establishment belonging to the Pernambuco State Education Network, located in the municipality of Camaragibe, Metropolitan Region of Recife. We seek to understand how the teaching of local history in High School offers assistance in the process of recognizing these individuals as historical subjects capable of realizing that history is not finished, but is in permanent construction.
Resumo: A utilização da história local apresenta-se como uma ferramenta que promove o debate da identidade histórica, fornecendo aos estudantes a aproximação das suas realidades com o debate historiográfico. Desta forma, o presente trabalho de cunho qualitativo tem por objetivo investigar os conteúdos sobre a história de Camaragibe que são discutidos durante as aulas e as práticas pedagógicas dos professores de História que atuam no Ensino Médio na Escola Francisco de Paula Corrêa de Araújo, estabelecimento pertencente à Rede Estadual de Educação de Pernambuco, localizada no município de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife. Buscamos entender como o ensino de História local no Ensino Médio oferece auxílio no processo de reconhecimento desses indivíduos como sujeitos históricos capazes de perceber que a História não está acabada, mas encontra-se em permanente construção.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4127
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em História (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_kerolaynegomesdafonseca.pdf568,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.