Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4127
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndrade, Juliana Alves de-
dc.contributor.authorFonseca, Kerolayne Gomes da-
dc.date.accessioned2023-03-13T14:42:11Z-
dc.date.available2023-03-13T14:42:11Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.identifier.citationFonseca, Kerolayne Gomes da. Qual é o lugar da história local no Ensino Médio? O caso da Escola Francisco de Paula Corrêa de Araújo - Camaragibe/PE. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4127-
dc.descriptionA utilização da história local apresenta-se como uma ferramenta que promove o debate da identidade histórica, fornecendo aos estudantes a aproximação das suas realidades com o debate historiográfico. Desta forma, o presente trabalho de cunho qualitativo tem por objetivo investigar os conteúdos sobre a história de Camaragibe que são discutidos durante as aulas e as práticas pedagógicas dos professores de História que atuam no Ensino Médio na Escola Francisco de Paula Corrêa de Araújo, estabelecimento pertencente à Rede Estadual de Educação de Pernambuco, localizada no município de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife. Buscamos entender como o ensino de História local no Ensino Médio oferece auxílio no processo de reconhecimento desses indivíduos como sujeitos históricos capazes de perceber que a História não está acabada, mas encontra-se em permanente construção.pt_BR
dc.description.abstractThe use of local history presents itself as a tool that promotes the debate of historical identity, providing students with an approximation of their realities with the historiographical debate. Thus, this qualitative work aims to investigate the contents of the History of Camaragibe that are discussed during classes, and the pedagogical practices of History teachers who work in High School at Francisco de Paula Corrêa de Araújo School, establishment belonging to the Pernambuco State Education Network, located in the municipality of Camaragibe, Metropolitan Region of Recife. We seek to understand how the teaching of local history in High School offers assistance in the process of recognizing these individuals as historical subjects capable of realizing that history is not finished, but is in permanent construction.pt_BR
dc.format.extent24 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectHistória localpt_BR
dc.subjectCamaragibe (PE)pt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleQual é o lugar da história local no Ensino Médio? O caso da Escola Francisco de Paula Corrêa de Araújo - Camaragibe/PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4148170431364464pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9273063697259288pt_BR
dc.contributor.advisor-coBandeira, Élcia de Torres-
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4669638328828195pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Históriapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em História (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_kerolaynegomesdafonseca.pdf568,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.