Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3702
Título: Mapeamento de risco de inundação em áreas na região da Bacia do Rio Tapacurá.
Autor: Silva, Lucas José de Souza
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9374376047748485
Orientador: Caldas, Anildo Monteiro
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6543959400281255
Palavras-chave: Bacia hidrográfica;Inundação;Mapeamento;Tapacurá, Rio, Bacia (PE)
Data do documento: 2020
Citação: SILVA, Lucas José de Souza. Mapeamento de risco de inundação em áreas na região da bacia do Rio Tapacurá. Recife, PE. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Departamento de Agronomia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumo: O presente trabalho segue a metodologia AHP (Analytic Hierarchy Process) para mapeamento de áreas de risco de inundação utilizando cenas de radar da missão SRTM, reprojetadas para o SIRGAS 2000 e mosaico de imagens de sensor óptico Landsat 8, para análise das características morfométricas da bacia hidrográfica do rio Tapacurá (BHRT). A BHRT foi escolhida para esse estudo por ser bastante importante para a região metropolitana do Recife, pois na década de 70 uma barragem foi construída com a finalidade de diminuir as cheias em períodos extremos de precipitação no Recife, como também para o abastecimento da população da Região em épocas de extrema escassez. A modelagem digital será realizada no módulo HYDROLOGY do software ArcGIS 9 da ESRI - ESRI GIS and Mapping Software, licenciado para o Laboratório de Geotecnologias - GEOLab do Departamento de Tecnologia Rural da UFRPE. Para verificar a consistência dos pesos estatísticos calculados, será verificada a razão de consistência (RC = IC/IR), sendo este parâmetro menor que 0,10 para validação do modelo, em que RC corresponde a razão de consistência, IR corresponde ao índice aleatório e IC ao índice de consistência. Assim utilizando-se de pesos estatísticos para a elaboração do mapa de risco de inundação da Bacia de acordo com o método estatístico AHP (Analytic Hierarchy Process) que consiste na categorização do problema em níveis hierárquicos lineares de importância em relação a cada fator ambiental pré-definidos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3702
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_lucasjosedesouzasilva.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.