Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3500
Título: Relatório do estágio supervisionado obrigatório (ESO), realizado no Hospital Veterinário da UFRPE/Sede e com um médico veterinário volante atuante no município de Recife - PE, Brasil: cistopexia em cadela com cistocele após correção cirúrgica de prolapso uterino.
Autor: Silva, Josione Belarmino da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5060236019376547
Orientador: Cavalcanti, Grazielle Anahy de Sousa Aleixo
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3165940085830406
Palavras-chave: Cistocele;Bexiga;Técnicas operatórias
Data do documento: 6-Nov-2020
Citação: Silva, Josione Belarmino. Relatório do estágio supervisionado obrigatório (ESO), realizado no Hospital Veterinário da UFRPE/Sede e com um médico veterinário volante atuante no município de Recife - PE, Brasil: cistopexia em cadela com cistocele após correção cirúrgica de prolapso uterino. 2020. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumo: O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) possui a carga horária de 420 horas e ocorre no décimo primeiro semestre do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária com objetivo de permitir ao discente aprimorar na prática os conhecimentos obtidos em sala de aula na área específica de sua escolha. O referido ESO foi dividido em duas etapas e dois tempos distinto devido à pandemia gerada pelo vírus SARS-CoV-2 que tornou o ano letivo de 2020 um ano atípico. A primeira parte do ESO foi realizada no Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), totalizando 54 horas e a segunda etapa com carga horária de 366 horas consistiu em acompanhar a rotina de um médico veterinário autônomo que atua como clínico e cirurgião volante, e de outros profissionais, por ele indicados, em locais distintos. Na monografia, além da descrição das atividades realizadas durante o ESO, foi selecionado um caso de uma cadela com prolapso de bexiga urinária para relatar. A paciente apresentava uma massa prolapsada não exteriorizada na região vulvar, além de apatia falta de apetite, dor, disúria e disquesia. Foram realizados exames físicos e clínicos, além dos complementares, e após o diagnóstico de prolapso de bexiga urinária foi realizado o tratamento cirúrgico utilizando a técnica de cistopexia que consiste na aderência da bexiga urinária na parede abdominal do animal.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3500
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_josionebelarminodasilva.pdf875,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.