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Título: Variação linguística em sala de aula: prática pedagógica dos professores do ensino fundamental do 1° ao 5°ano
Autor: Alves, Vanessa Severo Viturino
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4274053084954371
Orientador: Santos, Renata Lívia de Araújo
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7009377945244623
Palavras-chave: Prática pedagógica;Linguística;Regionalismo na literatura
Data do documento: 2019
Citação: ALVES, Vanessa Severo Viturino. Variação linguística em sala de aula: prática pedagógica dos professores do ensino fundamental do 1° ao 5°ano. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Abstract: It is known that the linguistic variation shows the way to talk of each individual or social group, however, despite this linguistic diversity reflects the culture of a people, many times is discredited because it differs from the standard norm, which is more widely accepted, since, it has a high social prestige. This work is entitled ―Linguistic variation in the class: pedagogical practice of elementary school teachers from 1st to 5th grade‖, therefore the research searched to ask the following question: How is being worked the linguistic variation in the classroom? So we have the aim to analyse the way how the linguistic variation is worked in the Portuguese language classes. In this perspective we developed a qualitative search, by interview and necessary observations for the data collection. We followed by theoretical concepts of authors, among the most cited are: Bortoni-Ricardo e Marcos Bagno, and some contributions from PCN of portuguese language. In front of the obtained results, we concluded that the majority of the interviewed teachers, despite recognizing the importance of the linguistic diversity, they make judgements, namely, that they focus in your answers the right and the wrong, and making it clear that the student writing is influenced by speaking, therefore it does not divert from the standard norm.
Resumo: Sabe-se que a variação linguística retrata o modo de falar de cada indivíduo ou grupo social, todavia, apesar dessa diversidade linguística refletir a cultura de um povo, muitas vezes é desprestigiada por diferenciar-se da norma padrão, a qual é mais aceita, uma vez que, possui elevado prestígio social. O presente trabalho tem como título ―Variação linguística em sala de aula: prática pedagógica dos professores do ensino fundamental do 1º ao 5º ano‖, assim a pesquisa buscou responder a seguinte indagação: como está sendo trabalhada a variação linguística em sala de aula? Tendo como objetivo de analisar o modo como à variação linguística é trabalhada em aulas de Língua Portuguesa. Nessa perspectiva desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas e observações necessárias para coleta de dados. Orientando-se a partir de conceitos teóricos de autores, entre os mais citados estão: Bortoni-Ricardo e Marcos Bagno, além de contribuições do PCN da Língua Portuguesa. Diante dos resultados obtidos, conclui-se que a maior parte do corpo docente entrevistado, apesar de reconhecer a importância da diversidade linguística, faz julgamento de valor, a saber, que focalizam em suas respostas o certo e o errado, deixando claro que a escrita do aluno é influenciada por sua fala, por isso não poderiam desviar-se da norma padrão.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1306
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