Navegando por Autor Firme, Ruth do Nascimento

Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
ou entre com as primeiras letras:  
Mostrando resultados 1 a 20 de 22  Próximo >
Data do documentoTítuloAutor(es)
4-Abr-2023Abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) na temática "Revolução industrial e a máquina a vapor: reflexos nas mudanças sociais": uma análise das compreensões de estudantes.Firme, Ruth do Nascimento; Holanda Junior, Fernando Antônio Guimarães de; http://lattes.cnpq.br/8956832183050253; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
15-Dez-2021A abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino de Química na perspectiva freiriana: uma proposta de oficina temática a partir dos crimes ambientais de Mariana e Brumadinho.Firme, Ruth do Nascimento; Moura, Maria Eduarda Tavares de; http://lattes.cnpq.br/2424831962164468; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
5-Nov-2020Abordagem da questão sociocientífica poluição por plásticos no ensino de Química: uma análise de contribuições e limitações para a alfabetização científica e tecnológica de estudantes.Firme, Ruth do Nascimento; Silva, Janaína Santana da; http://lattes.cnpq.br/6443588588161854; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
18-Dez-2019Análise das compreensões de alunos após o desenvolvimento de uma intervenção didática com a temática biogás no ensino de compostos orgânicos.Firme, Ruth do Nascimento; Santos, Daysnan Nicolly Arcanjo dos; http://lattes.cnpq.br/8660965015640257; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
31-Mai-2022Análise das relações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) nas questões de química do Exame Nacional do Ensino Médio edição 2021Firme, Ruth do Nascimento; Oliveira, Brenda Silva; http://lattes.cnpq.br/8709791672347257; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
31-Mai-2022Análise de artigos sobre a temática passabilidade: identificando contribuições para o ensino de Química segundo abordagem de QSC na perspectiva da educação em Direitos Humanos.Firme, Ruth do Nascimento; Lima, Izabelly Tavares de; http://lattes.cnpq.br/9465097213606651; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
11-Set-2023Análise de compreensões de estudantes no contexto de uma intervenção didática fundamentada em pressupostos freirianos para o ensino de termoquímicaFirme, Ruth do Nascimento; Souza, Nívea Galdino de; http://lattes.cnpq.br/2969100250409863; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
27-Mai-2022Análise de crenças e atitudes de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre natureza da tecnologia como indicadores da alfabetização científica e tecnológica.Firme, Ruth do Nascimento; Régis Júnior, José Josiel; http://lattes.cnpq.br/2879033758134136; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
28-Out-2020Análise de crenças e atitudes de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre temas ciência-tecnologia-sociedade como indicadores da compreensão da natureza da ciência e da tecnologia.Firme, Ruth do Nascimento; Silva, Carina Fernandes Bezerra da; http://lattes.cnpq.br/3349978068322310; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
14-Jul-2021Análise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota.Firme, Ruth do Nascimento; Monteiro, Irina Cibele e Silva; http://lattes.cnpq.br/8492167380744801; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
9-Mai-2023Análise de pressuposto da abordagem Ciências-Tecnologia-Sociedade (CTS) na obra Novo Ensino Médio - Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias - manual do professor.Firme, Ruth do Nascimento; Lemos, Gilvanete Maria de Oliveira Negromonte Barros; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
4-Mar-2021Análise de uma intervenção didática na perspectiva da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para a educação de jovens e adultos.Firme, Ruth do Nascimento; Falcão, Estevan de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5322772246997348; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
15-Jul-2021Análise do uso de paródias sobre eletroquímica, de autoria de estudantes, como estratégia didática no ensino de Química.Firme, Ruth do Nascimento; Silva, Diego Florêncio da; http://lattes.cnpq.br/0025065221774993; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
4-Mar-2021Análise dos rumos da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) a partir de um estudo bibliográfico de teses e dissertações no Brasil.Firme, Ruth do Nascimento; Noberto, Nathalia Félix; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
11-Set-2023A bioquímica dos hormônios em uma intervenção pedagógica interdisciplinar entre química, arte e educação física a partir da temática frevoFirme, Ruth do Nascimento; Nascimento, Marília Macário Simões do; http://lattes.cnpq.br/2036102562810888; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
1-Out-2020Contribuições e limitações de uma intervenção pedagógica sobre a questão sociocientífica derrame de óleo nas praias do Nordeste na alfabetização científica e tecnológica de estudantes.Firme, Ruth do Nascimento; Farias, Robson Almeida Monteiro de; http://lattes.cnpq.br/6038725990836198; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
10-Dez-2021O estado do conhecimento das pesquisas envolvendo a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino de Química a partir de artigos publicados em periódicos.Firme, Ruth do Nascimento; Lemos, Emmanuelle Karla da Silva; http://lattes.cnpq.br/0313237050774020; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
12-Dez-2019Impactos de um processo de formação docente, fundamentado na racionalidade prática, na alfabetização científica e tecnológica de licenciandos em Química: um estudo de caso.Firme, Ruth do Nascimento; Miranda, Raphaela Dantas; http://lattes.cnpq.br/7681050703890574; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
28-Fev-2018Percepção dos discentes na disciplina de química sobre o jogo Twister QuímicoFirme, Ruth do Nascimento; Lima, Jéssika Karina Correia de; http://lattes.cnpq.br/8906852001453757; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
8-Mar-2021Propostas didáticas na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais.Firme, Ruth do Nascimento; Silva, Paula Priscila Monteiro da; http://lattes.cnpq.br/1991208361955032; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019