Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/826
Título: O espelho do Brasil : uma reflexão sobre a origem de uma nação pelo cinema comercial
Autor: Lima Neto, Ivônio Burégio de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5817087408195733
Orientador: Silva, Fabiana de Fátima Bruce da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1540421518242292
Palavras-chave: Cinema e história;Cinema - história;Representação (Filosofia);Filmes históricos - Aspectos políticos
Data do documento: 2018
Citação: LIMA NETO, Ivônio Burégio de. O espelho do Brasil: uma reflexão sobre a origem de uma nação pelo cinema comercial. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: Cinema is still oneofthemost popular waysofentertainingpeople. In thisformofentertainmentisseen a powerfulmachineof social propaganda, be it politicalorideological. For thisreason it isalso a remarkablehistoricalsource. The presentwork, whenusingthe cinema as a historicalsource, dialogues withthemethodsusedbyotherhistorianspreviously, whenthefocusisthe cinema, such as: Marc Ferro, Jorge Nóvoaand José D 'Assunção Barros, amongothers. The filmschosen for theanalysiswere: O Descobrimento do Brasil, 1937, directedby Humberto Mauro; Como Era Gostoso Meu Francês, 1971, directedby Nelson Pereira dos Santos; República Guaraniof 1981, directedby Sylvio Back; Hans Staden, 1999, directedby Luiz Alberto Pereira; andDesmundo, from 2003, directedby Alain Fresnot. Theywerechosen for dealing, in distinctdecades, withthe "originsofBrazil" Colonial.
Resumo: O cinema ainda é uma das formas de entreter mais procuradas pela população. Nesta forma de entretenimento é vista uma poderosa máquina de propaganda social, seja política ou ideológica. Por este motivo é também uma fonte histórica notável. O presente trabalho, ao usar o cinema como fonte histórica, dialoga com os métodos usados por outros historiadores anteriormente, quando o foco é o cinema, tais como: Marc Ferro, Jorge Nóvoa e José D‟ Assunção Barros, entre outros.Já os filmes escolhidos para a análise foram: O Descobrimento do Brasil, de 1937, dirigido por Humberto Mauro;Como era Gostoso Meu Frances, de 1971, dirigido por Nelson Pereira dos Santos;República Guarani de 1981, dirigido por Sylvio Back;Hans Staden, de 1999, dirigido por Luiz Alberto Pereira; eDesmundo, de 2003, dirigido por Alain Fresnot. Eles foram escolhidos por tratarem, em décadas distintas, das “origens do Brasil” Colonial.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/826
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em História (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_ivonioburepiodelimaneto.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.