Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/71
Título: Professor Adierson Erasmo de Azevedo no Salão Nobre da UFRPE no momento da sua posse
Autor: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: Memória;Biografia;Reitorado 1969-1973
Data do documento: 1969
Citação: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Professor Adierson Erasmo de Azevedo no Salão Nobre da UFRPE no momento da sua posse. 1969. 1 fotografia, p&b, 24 cm x 18 cm.
Abstract: Retrata o Professor Adierson Erasmo de Azevedo aos 33 anos de idade, diante da mesa de honra devidamente ornamentada tendo ao fundo o painel de Lula Cardoso Ayres que ilustra o Salão Nobre da UFRPE, registrando o término da solenidade de sua posse como reitor, na manhã do dia 13 de novembro de 1969, tendo ao seu lado o Professor Pedro Correia de Oliveira Andrade do Departamento de Química. Ambos usam os trajes próprios da vestimenta do Cerimonial Universitário nas solenidades oficiais, ou seja, o Professor Adierson usa a samarra branca de uso exclusivo do reitor que foi colocada sobre seus ombros pelo Professor Pedro Correia que coordenou a passagem do cargo, enquanto o Professor Pedro Correia usa a beca, traje exclusivo dos membros do Conselho Universitário. Lado a lado, leem mensagem de congratulações. FONTES DE PESQUISA: Entrevista concedida às bibliotecárias Conceição Martins e Vania Ferreira para atender aos objetivos do Repositório Institucional, projeto “(Re) Memórias da UFRPE”, para a contextualização das imagens do acervo fotográfico do reitorado do Prof. Dr. Adierson Erasmo de Azevedo, no período de dezembro de 1969 a agosto de 1973, localizado no Núcleo do Conhecimento e da Memória Agronômica “Professor João Baptista Oliveira dos Santos”, da Biblioteca Central da UFRPE. Entrevista realizada no dia 13 de abril de 2016, no Espaço Santander da Biblioteca Central da UFRPE. Duração de 2h40min com transcrição e pesquisa complementar da bibliotecária Conceição Martins; Plaquete Mérito Agronômico 2004. Recife: APCA, 2004. 98 p.; AZEVEDO, Adierson Erasmo de. A “caminhada seguindo o sol” da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife: EDUFERPE, 2007. 147 p. GOMES, Simone. Cerimonial da UFRPE. Depoimento oral concedido à bibliotecária Conceição Martins em 20 de abril de 2016.
Resumo: Fotografia original conservada, revelada em preto e branco, medindo 24 cm x 18 cm, formato horizontal, em papel guache com bordas sem picotes no seu entorno. Foi empregado como processo, filme negativo. Esta fotografia integra o acervo fotográfico do Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos da Biblioteca Central. Não contém informação sobre sua autoria nem sobre a tecnologia usada para seu registro.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/71
Aparece nas coleções:1969 a 1973 - Reitorado Prof. Adierson Erasmo de Azevedo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRPA_0006.jpg502,18 kBJPEGVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons