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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Marcos André Nunes-
dc.contributor.authorOliveira, Wandeberg Ramos Ferreira de-
dc.date.accessioned2019-01-14T19:36:36Z-
dc.date.available2019-01-14T19:36:36Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2019-01-14-
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/698-
dc.descriptionO conteúdo lutas é um conhecimento a ser tratado nas aulas de Educação Física (EF), por está previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), entretanto por algumas outras pesquisas pode ser constatado que é um conhecimento rodeado de Pré conceitos, e que por muitas vezes chega a ser negado aos alunos. Nesse sentindo, esse estudo tem por objetivo analisar os jogos de oposição, como possibilidade de ampliar e qualificar o ensino do conteúdo lutas em aulas de EF escolar. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Dom Bosco e direcionada a turma do 2º ano do ensino médio na qual foi adotada como metodologia a pesquisa ação, onde contamos com 7 intervenções que ocorreram de forma continua 1 vez por semana. Conclui-se que esse conteúdo deve ser discutido durante a formação do professor, afim de que não seja negado na escola, pois o mesmo tem sua importância na formação do aluno, trazendo a discussão de temas como Violência, onde quando trabalhado durante as aulas pode ser um facilitador na diminuição dos instintos agressivos, outro tema seria Gênero onde caberia discutir o espaço da mulher nas lutas, por exemplo, além de também ser um instrumento de interação social.pt_BR
dc.description.abstractThe content fights is a knowledge to be treated in the classes of Physical Education (EF), because it is predicted in the National Curricular Parameters (PCNs), however by some other research can be verified that it is a knowledge surrounded by preconceptions, and that by many sometimes denied to students. In this sense, this study aims to analyze the opposition games as a possibility to expand and qualify the teaching of content struggles in school EF classes. The research was carried out at the Don Bosco State School and directed to the second year of high school, in which action research was adopted as methodology, where we had 7 interventions that occurred continuously once a week. It is concluded that this content should be discussed during the teacher's training, so that it is not denied in the school, because it has its importance in the formation of the student, bringing the discussion of themes such as Violence and Gender, for example, as well as be an instrument of social interaction.pt_BR
dc.format.extent53 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilpt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação física – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLuta (Esporte) – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleJogos de oposição: possibilidades para o ensino das lutas na educação física escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6363671886974556pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2739394540779281pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentEducação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

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