Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/687
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTavares, Nayana Pinheiro-
dc.contributor.authorCavalcanti, Everton Willian de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-01-14T12:52:02Z-
dc.date.available2019-01-14T12:52:02Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2019-01-14-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Everton Willian de Oliveira. O lugar da velhice na escola: atitudes de crianças em relação à velhice. 2018. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/687-
dc.descriptionAs mudanças ocorridas na distribuição demográfica na população brasileira vêm causando inúmeras mudanças no funcionamento da sociedade como um todo, bem como na maneira da sociedade lidar com os idosos. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo geral analisar as atitudes de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental em relação à velhice e como objetivos específicos: a) identificar conceitos de envelhecimento, bem como, concepções e representações da velhice ao longo da história e na sociedade atual; b) problematizar sobre a escola, sua função social e o professor e aluno enquanto sujeitos da mesma; c) verificar aproximações e distanciamentos entre documentos que regem o conteúdo curricular educação física no ensino fundamental anos iniciais e a temática velhice. A pesquisa tomou por referência autores como Beauvoir (1970), Freitas e Py (2016), Neri (2007), (2013), Papalia, Olds e Feldman (2010), entre outros, para tratar das questões ligadas ao envelhecimento, Freire (1987), (2000), (2002), Saviani (1999), Manacorda (1997), entre outros, para tratar questões relacionadas a educação, Bracht (1999), Darido (2012), Soares (1994), entre outros, para falar sobre a educação física, Ostrom (1969), Todaro (2008), Luchesi (2011), Newman, Faux e Larimer (1997), Neri (1991), entre outros, para tratar das problemáticas relacionadas as atitudes das crianças. Essa pesquisa se caracteriza, quanto a abordagem, como uma pesquisa qualitativa, e classifica-se como uma pesquisa exploratória descritiva. Como instrumento de coleta foi escolhida a aplicação de um questionário composto por uma parte de dados sociodemográficos e outra pela Escala Todaro (composta por quatro domínios, a saber, agência, relacionamento social, persona e cognição), que posteriormente foi analisado através da análise de conteúdo, conforme Bardin (2010) e Souza Júnior, Melo e Santiago (2010). Dessa forma, foi possível verificar uma atitude positiva das crianças em relação à velhice, o que se encontra em acordo com os achados de pesquisas anteriormente realizadas a nível nacional e internacional. Esse achado, entretanto, não extinguiu a existência de pontos específicos em que as atitudes foram mais negativas, como pode ser verificado no domínio cognição, apresentando uma pontuação de quase 0,2 pontos acima da média geral. Essa pesquisa concluiu, assim, que, apesar de encontrar atitudes mais positivas, é necessária uma atuação educativa direcionada que trate a temática velhice dentro da escola, pois assim, crê-se ser possível proporcionar uma mudança em estereótipos atrelados ao idoso e formar uma geração que lide com a velhice de maneira diferente das gerações passadas.pt_BR
dc.description.abstractThe changes that occurred in the demographic distribution in the Brazilian population have caused numerous changes in the functioning of society as a whole, as well as in the way society deals with the elderly. Thus, this research had as a general objective to analyze attitudes regarding the old age of elementary school children initial years and as specific objectives: a) identify concepts of aging, as well as conceptions and representations of old age throughout history and in today's society; b) to question about the school, its social function and the teacher and student as subjects of the same; c) verify approximations and distances between documents that govern the curricular content physical education in elementary school years and the thematic old age. The research took as reference authors such as Beauvoir (1970), Freitas and Py (2016), Neri (2007), (2013), Papalia, Olds and Feldman (2010), among others, to address the issues related to aging, Freire (2000), (2002), Saviani (1999), Manacorda (1997), among others, to address issues related to education, Bracht (1999), Darido (2012), Soares (1994), among others. (1988), Todaro (2008), Luchesi (2011), Newman, Faux and Larimer (1997), Neri (1991), among others, to deal with issues related to children's attitudes. This research is characterized, as far as the approach, as a qualitative research, and is classified as an exploratory descriptive research. As a collection instrument, a questionnaire composed of one part with sociodemographic data and the other by the Scale Todaro (composed of four domains, namely, agency, social relationship, persona and cognition) was chosen, which was subsequently analyzed from the content analysis, according to Bardin (2010) and Souza Júnior, Melo and Santiago (2010). In this way, it was possible to verify a positive attitude of the children in relation to old age, which is in agreement with the findings of previous researches at national and international level. This finding, however, did not extinguish the existence of specific points in which the attitudes were more negative, as can be verified in the domain cognition, presenting a score of almost 0.2 points above the general. This research concluded that, despite finding more positive attitudes, it is necessary a directed educational action that addresses the old age theme within the school, therefore, it is believed that it is possible to provide a change in stereotypes linked to the elderly and to form a generation that deals with old age differently from past generations.pt_BR
dc.format.extent93 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilpt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCrianças e os idosospt_BR
dc.subjectRelações entre geraçõespt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectIdosos - Condições sociaispt_BR
dc.titleO lugar da velhice na escola: atitudes de crianças em relação à velhicept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3956248009938233pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0916330104621989pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentEducação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Everton William de Oliveira Cavalcanti.pdf2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.