Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/616
Título: Zonação vertical da macrofauna bentonica dos andares supra litoral e médio litoral dos manguezais da região da ilha de Itamaracá (Pernambuco-Brasil)
Autor: Rosa Filho, José Souto
Farrapeira-Assunção, Cristiane Maria
Palavras-chave: Crustáceo;Ecologia dos manguezais
Data do documento: 1998
Citação: ROSA FILHO, José Souto; FARRAPEIRA-ASSUNÇÃO, Cristiane Maria. Zonação vertical da macrofauna bentonica dos andares supra litoral e médio litoral dos manguezais da região da ilha de Itamaracá (Pernambuco-Brasil). Cadernos Ômega. Série Ciências Aquáticas, Recife, n. 4, p. 59-68, 1998.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo sistemático da zonação da macrofauna bentônica dos manguezais da Região da Ilha de Itamaracá (Pernambuco). Foi realizado através de visitas mensais aos estuários ligados à Ilha de Itamaracá (estuários do continente voltados para a ilha e desta propriamente ditos) nos períodos de marés mais baixas de cada mês. A zonação da macrofauna bentônica, considerados os organismo sésseis e sedentários, foi registrada através da medição da zona do substrato onde estavam presentes as espécies, sendo tomado como referência para as medições (nível 0,0) o crustáceo, cirrípede, Euraphia rhizophorae. A partir dos resultados foi possível identificar uma nítida zonação vertical dos organismos nos substratos, em quatro zonas bem definidas. Zona do supra iitoral, onde estão presentes as espécies Littorina angulifera e Littorina flava; seguindo tem-se a zona de médio litoral superior, onde encontram- se ainda alguns litorinídios, no entanto, esta zona está caracterizada pela presença de E. rhizophorae; abaixo, na zona que chamou-se médio litoral médio encontram-se as espécies Crassostrea rhizophorae, Balanus amphitrite, Chthamalus proteus, Brachidontes exustus e um Bostrychietum; a seguir, na zona de médio litoral inferior, encontra-se Balanus improvisus, Mytella charruana, poríferos, tunicados e anêmonas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/616
Aparece nas coleções:n. 4, 1998 (Série Ciências Aquáticas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n4_1998_aqua_04.pdf360,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.