Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5701
Título: Caminhos e veredas na Agroecologia: um fio pelos aprendizados, memórias e ancestralidade
Autor: Santos, Samara Santana dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7792007870490897
Orientador: Silva, Maria Zênia Tavares da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6150329073394875
Palavras-chave: Território;Relações étnicas;Artes;Educação popular;Bordado
Data do documento: 4-Abr-2023
Citação: SANTOS, Samara Santana dos. Caminhos e veredas na Agroecologia: um fio pelos aprendizados, memórias e ancestralidade. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agroecologia) – Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: The purpose of this paper is to recount some of the memories and reflections I experienced during my Bachelor's degree in Agroecology and the unique aspects of its dynamics that set it apart from other degrees. I present pieces of my story that preceded my academic journey and are directly related to my choice of Agroecology, revealing the influences and experiences that shaped my interest in this area of study and practice. I'll report the experience of 'Embroidering for Care' group and the importance of using embroidery as an art-educational tool that transcends manual practice, promoting creative expression, affective care and reflection on social, environmental and political issues. I highlight the lessons learned about ethnic-racial relations, peasantry and popular education in a way that is linked to private, historical and community experiences, establishing a dialog between academic knowledge and the traditional knowledge that emerges from everyday experience.
Resumo: Este trabalho tem o propósito de relatar algumas memórias e reflexões que vivenciei no curso Bacharelado em Agroecologia e aspectos singulares de sua dinâmica que diferencia de outras graduações. Apresento retalhos de minha história que antecederam a jornada acadêmica que estão diretamente relacionados com a escolha pela Agroecologia, revelando as influências e experiências que moldaram meu interesse por essa área de estudo e prática. Relato a experiência do grupo Bordando pelo Cuidado e a importância da utilização do bordado como uma ferramenta arte-educativa que transcende a prática manual, promovendo a expressão criativa, o cuidado afetivo e a reflexão sobre questões sociais, ambientais e políticas. Concluo com aprendizados sobre relações étnico-raciais, campesinato e educação popular de modo articulado a vivências particulares, históricas e comunitárias, estabelecendo um diálogo entre o conhecimento acadêmico e os conhecimentos tradicionais que surgem a partir da experiência cotidiana.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5701
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Agroecologia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_samarasantanadossantos.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons