Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5610
Título: Cultivo de Helianthus tuberosus L. em solo sob degradação do semiárido em função de fontes de adubação orgânicas e minerais.
Autor: Costa, José Roberto Alves da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5232380005589178
Orientador: Freire, Maria Betânia Galvão dos Santos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2636653493262436
Palavras-chave: Semiárido;Helianthus tuberosus;Fertilizantes minerais;Fertilizantes orgânicos
Data do documento: 2023
Citação: COSTA, José Roberto Alves da. Cultivo de Helianthus tuberosus L. em solo sob degradação do semiárido em função de fontes de adubação orgânicas e minerais. 2023. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Departamento de Agronomia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumo: A pesquisa enfoca a importância da seleção de espécies alternativas para o cultivo no semiárido, como o Jerusalém batateiro (Helianthus tuberosus L.), devido ao seu potencial na produção de tubérculos ricos em inulina, um carboidrato benéfico para pessoas com diabetes. A otimização do desenvolvimento e da produtividade desta planta requer a escolha de solos com níveis adequados de fertilidade. Dado que os solos do semiárido muitas vezes carecem de nutrientes, a pesquisa explora a combinação de adubos orgânicos, como húmus, esterco bovino, avícola e caprino/ovino, com adubação química como uma estratégia para aprimorar a produtividade agrícola, melhorar a qualidade do solo e reduzir os impactos ambientais. O estudo teve como objetivo avaliar o potencial de cultivo de Helianthus tuberosus L. em solos do semiárido de Pernambuco e investigar o efeito da adubação mineral e orgânica na capacidade produtiva do solo. O experimento foi realizado em campo no Instituto Agronômico de Pernambuco, localizado em Caruaru (PE). Diferentes tratamentos de adubação foram testados: T 1 – sem adubação; T 2 – adubação mineral (NPK); T 3 – composto orgânico; T 4 – esterco caprino; e T 5 – 50% composto orgânico e 50% esterco caprino. As variáveis produtivas avaliadas incluíram a quantidade e o rendimento de tubérculos. Todos os tratamentos de adubação resultaram em aumento do número de folhas e do rendimento de tubérculos, com o tratamento NPK e compostagem apresentando o aumento mais significativo. O rendimento de tubérculos por planta foi especialmente elevado nos tratamentos com NPK e compostagem, diferenciando-se dos demais tratamentos. Foi observado que a planta sofre redução no número de folhas, na área foliar, na altura e no diâmetro do caule em condições de deficiência nutricional, particularmente de nitrogênio, fósforo e potássio, o que impacta negativamente na produção de tubérculos. Portanto, a fertilização de Helianthus tuberosus L. é crucial, e todos os tratamentos testados, especialmente o uso de NPK e compostagem, são recomendados para alcançar níveis mais elevados de produtividade.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5610
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_joserobertoalvesdacosta.pdf416,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons