Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5572
Título: A jornada do consumidor minimalista.
Autor: Melo, Adriene Elizabeth Vieira de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1520245741783041
Orientador: Souza, Angela Cristina Rocha de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1030836126649193
Palavras-chave: Comportamento do consumidor;Minimalismo;Estilo de vida
Data do documento: 14-Set-2023
Citação: MELO, Adriene Elizabeth Vieira. A jornada do consumidor minimalista. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências do Consumo) – Departamento de Ciências do Consumo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023.
Abstract: This research aims to understand the journey of the minimalist consumer. The consumer journey is understood as a set of steps that involve the customer in a process that begins with identifying the need for the purchase until the post-purchase period. This theme is relevant to Consumer Science, as consumption is the object of this Science, it is necessary for professionals in the area to understand how consumers who adopt a minimalist lifestyle carry out their consumption. On the other hand, Oliveira e Da Silva Paula (2021), point out that few studies have been developed from the perspective of the minimalist consumer. Thus, descriptive exploratory research with a qualitative approach was carried out to achieve the objectives. Data were collected from July 25 to August 13, 2023, through semi-structured interviews with ten individuals who declared themselves minimalist consumers. These were selected using snowball sampling. The script of questions used in the interviews was developed based on Scherer (2023) and the data were analyzed using the technique of content analysis by Bardin (2009) considering the bibliography of authors who deal with the theoretical categories of the research, that is, minimalist lifestyle and the consumer journey. The results showed that the practice of conscious consumption differentiates the journey of a minimalist client from those who do not adopt this lifestyle. Among the consumption practices identified are making shopping lists, searching for information online and in physical stores, and valuing price, durability, and quality as criteria for evaluating offers. As for the evolution of minimalist consumers, despite the difference between respondents in the time they consider themselves minimalists, all reported already practicing the principles related to this lifestyle. However, when it comes to the “pressure” suffered by society for being minimalist, the consumer who has had this lifestyle for a longer time is more resistant to pressure. Finally, we conclude that the minimalist consumer, in his customer journey, follows the stages of the purchase decision process established by Blackwell, Miniard, and Engel (2005). However, this process is influenced by the minimalist lifestyle, the primary purpose of these consumers' journey, leading to more conscious shopping, buying what is necessary, and considering the balance of finances. Thus, this result corroborates the study by Becker et al. (2020) who understand that the consumer's shopping experience is composed of a double journey, the customer's and the consumer's.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender a jornada do consumidor minimalista. Entende-se como jornada do consumidor um conjunto de etapas que envolvem o cliente em um processo que se inicia na identificação da necessidade da compra até o pós-compra. Esta temática é relevante para as Ciências do Consumo, pois sendo o consumo o objeto dessa Ciência, torna-se necessário para o profissional da área compreender como o consumidor que adota o estilo de vida minimalista realiza o seu consumo. Por outro lado, Oliveira e Da Silva Paula (2021), apontam que poucos são os estudos desenvolvidos sobre a perspectiva do consumidor minimalista. Assim, para a consecução dos objetivos, foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva com uma abordagem qualitativa. Os dados foram coletados, no período de 25 de julho a 13 de agosto de 2023, por meio de entrevista semiestruturada com dez indivíduos que se autodeclararam consumidores minimalistas. Estes foram selecionados utilizando-se a amostragem bola de neve. O roteiro de perguntas utilizado nas entrevistas foi desenvolvido com base em Scherer (2023) e os dados foram analisados sob a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2009) à luz da bibliografia de autores que tratam das categorias teóricas da pesquisa, ou seja, estilo de vida minimalista e a jornada do consumidor. Os resultados mostraram que o que diferencia a jornada de um cliente minimalista dos que não adotam esse estilo de vida é a prática do consumo consciente. Entre as práticas de consumo identificadas estão a realização de listas de compra, a busca de informações na internet e em lojas físicas, a valorização dos fatores preço, durabilidade e qualidade como critérios de avaliação das ofertas. Quanto à evolução como consumidores minimalistas, apesar da diferença entre os entrevistados no tempo em que se consideram minimalistas, todos relataram já praticar os princípios relacionados a este estilo de vida. Porém, quando se trata da “pressão” sofrida pela sociedade por ser minimalista, o consumidor que possui esse estilo de vida há mais tempo é mais resistente à pressão. Por fim, concluímos que o consumidor minimalista, em sua jornada do cliente, segue as etapas do processo de decisão de compra, conforme estabelecido por Blackwell, Miniard e Engel (2005). No entanto, este processo é influenciado pelo estilo de vida minimalista, propósito maior da jornada desses consumidores, levando à realização de compras de forma mais consciente, comprando o que é necessário e considerando também o equilíbrio das finanças. Desta forma, tal resultado corrobora o estudo de Becker et al. (2020) que entendem que a experiência de compra do consumidor é composta de uma dupla jornada, a do cliente e a do consumidor.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5572
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências do Consumo (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_adrieneelizabethvieirademelo.pdf397,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons