Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5549
Título: O livro didático na Educação Infantil: o PNLD 2022 para a primeira etapa da educação básica.
Autor: Almada, Fernanda Gonçalves Ramos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0306357391583829
Orientador: Sales, Michelle Beltrão Soares
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1145653737118181
Palavras-chave: Livros didáticos;Educação infantil;Livros - Diagramação
Data do documento: 14-Set-2023
Citação: ALMADA, Fernanda Gonçalves Ramos. O livro didático na Educação Infantil: o PNLD 2022 para a primeira etapa da educação básica. 2023. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: This study aimed to analyze the books Bons Amigos and Desafios Educação Infantil from PNLD 2022 of Early Childhood Education, the first stage of Basic Education. Thus, we consider the aesthetics that were adapted or produced for Early Childhood Education, in addition to the key concepts of this stage of Basic Education, which are the conceptions about children and their role in the teaching and learning process. For the development of this study, we focused on understanding Early Childhood Education, the Pedagogical Design of books, the PNLD 2022, among other key concepts for the development of the research and, for that, we resorted to the following authors: Bujes (2001), Behar and Torrezzan (2009), Silva (2012), Carbonieri and Magalhães (2022), among others. The research is of a qualitative nature and is characterized as a bibliographical research, based on content analysis. The results suggested that both textbooks made available by the PNLD 2022 public notice say that their contents include the BNCC and the PNLD 2022 itself in question, but emphasize the concepts of literacy and numeracy, proposing repetitive and mechanical activities, that is, it is It is important to emphasize that the PNLD 2022 textbooks for Early Childhood Education come from a preparatory perspective of children for literacy. And, with regard to the aesthetics (typography, illustrations and colors) present in the analyzed books, they are consistent with the age group in a modern child's perspective.
Resumo: Este estudo teve como finalidade analisar os livros Bons Amigos e Desafios Educação Infantil do PNLD 2022 da Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica. Assim, consideramos a estética que foi adaptada ou produzida para a Educação Infantil, além dos conceitos chave desta etapa da Educação Básica que são as concepções sobre a criança e seu papel no processo de ensino e aprendizagem. Para o desenvolvimento desse estudo, debruçamo-nos em compreender a Educação Infantil, o Design Pedagógico dos livros, o PNLD 2022, entre outros conceitos chaves para o desenvolvimento da pesquisa e, para isso, recorremos aos seguintes autores: Bujes (2001), Behar e Torrezzan (2009), Silva (2012), Carbonieri e Magalhães (2022), entre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa e se caracteriza como uma pesquisa documental, baseada na análise de conteúdo. Os resultados sugeriram que, ambos os livros didáticos disponibilizados pelo edital do PNLD 2022 dizem que seus conteúdos contemplam a BNCC e o próprio PNLD 2022 em questão, porém dão ênfase a conceitos de literacia e numeracia, propondo atividades repetitivas e mecânicas, ou seja, é importante enfatizar que os livros didáticos do PNLD 2022 para a Educação Infantil vêm de uma perspectiva preparatória das crianças para a alfabetização. E, no que concerne à estética (tipografia, ilustrações e cores) presente nos livros analisados, são coerentes com a faixa etária numa perspectiva de criança moderna.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5549
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_fernandagoncalvesramosalmada.pdf9,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons