Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5539
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSales, Michelle Beltrão Soares-
dc.contributor.authorSilva, Lizandra Karoline Sales da-
dc.date.accessioned2024-01-30T11:12:06Z-
dc.date.available2024-01-30T11:12:06Z-
dc.date.issued2023-09-15-
dc.identifier.citationSILVA, Lizandra Karoline Sales da. Música e docência: o que dizem os docentes acerca do trabalho com a música na Educação Infantil. 2023. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5539-
dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo geral compreender as concepções de docentes que atuam em escolas regulares acerca do ensino de música na Educação Infantil. Elencamos três objetivos específicos, sendo estes: identificar o perfil profissional do profissional de música que atua em escolas; identificar as práticas musicais desenvolvidas pelos educadores (as) que atuam com a música na Educação Infantil; caracterizar as concepções sobre o ensino de música dos docentes que atuam na Educação Infantil. A metodologia utilizada consiste na abordagem qualitativa. No que diz respeito ao instrumento para a coleta de dados, utilizamos questionários que foram aplicados através de uma plataforma digital. No que tange ao universo e sujeitos da pesquisa, tivemos professores (as) de música que atuam na Educação Infantil de escolas regulares de Recife-PE e região metropolitana. Estes professores (as), por sua vez, possuem no mínimo três anos de experiência docente. Ressalta-se que a escolha deles, não teve como critério a sua formação ser de modo, exclusivo, a Licenciatura em Música. Contudo, no capítulo da análise dos dados, pudemos observar quem são, de fato, estes profissionais e qual a sua formação. A análise dos dados se baseou nas concepções da análise de conteúdo. Através da mesma, desenvolvemos as categorias que foram construídas a partir dos objetivos específicos deste trabalho, delineamos então, um perfil dos docentes que participaram da pesquisa. Ainda, identificou-se as práticas musicais desenvolvidas por estes docentes na Educação Infantil, e, caracterizou-se as concepções sobre o ensino da música destes docentes. Buscou-se também, um diálogo constante entre os dados e o aporte teórico, principalmente Brito (2003) e Spohr (2016), bem como nos documentos que norteiam a Educação Infantil em nosso país. Na análise dos dados foi possível identificar para além das práticas e concepções, as dificuldades e desafios que permeiam o cotidiano destes educadores(as), as suas razões para esperançar, demonstrada através da boa recepção das crianças para com as suas práticas.pt_BR
dc.description.abstractThe general aim of this study is to understand the conceptions of teachers who work in regular schools about teaching music in Early Childhood Education. We have listed three specific objectives: to identify the professional profile of the music professional who works in schools; to identify the musical practices developed by educators who work with music in Early Childhood Education; to characterize the conceptions about music teaching of teachers who work in Early Childhood Education. The methodology used consists of a qualitative approach. With regard to the data collection instrument, we used questionnaires that were applied via a digital platform. With regard to the universe and subjects of the research, we had music teachers who work in Early Childhood Education in regular schools in Recife-PE and the metropolitan region. These teachers, in turn, have at least three years' teaching experience. It should be noted that the criteria for choosing them was not exclusively that they had a degree in music. However, in the data analysis chapter, we were able to see who these professionals actually are and what their training is. Data analysis was based on content analysis concepts. Through this analysis, we developed the categories that were constructed based on the specific objectives of this work, and then outlined a profile of the teachers who took part in the research. We also identified the musical practices developed by these teachers in Early Childhood Education, and characterized their conceptions of music teaching. A constant dialog was also sought between the data and the theoretical contribution, mainly Brito (2003) and Spohr (2016), as well as the documents that guide Early Childhood Education in our country. In analyzing the data, it was possible to identify, in addition to the practices and conceptions, the difficulties and challenges that permeate the daily lives of these educators, and their reasons for hope, demonstrated by the children's good reception of their practices.pt_BR
dc.format.extent73 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectMúsica na educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de músicapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleMúsica e docência: o que dizem os docentes acerca do trabalho com a música na Educação Infantil.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9328298404518542pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1145653737118181pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_lizandrakarolinesalesdasilva.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons