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Título: O estagiário de Pedagogia nos processos de ensino e aprendizagem como apoio de crianças com deficiência
Autor: Silva, Cilene Maria da
Orientador: Sales, Michelle Beltrão Soares
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1145653737118181
Palavras-chave: Educação especial;Educação inclusiva;Estagiários (Educação)
Data do documento: 15-Set-2023
Citação: SILVA, Cilene Maria da. O estagiário de Pedagogia nos processos de ensino e aprendizagem como apoio de crianças com deficiência. 2023. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: This research focuses on the role of pedagogy interns in supporting students with special educational needs in schools, with the general objective of understanding how pedagogy students are working to support children with disabilities. The theoretical framework is based on the following authors: Vioto and Vitaliano (2013), Nogueira (2017), Sampaio and Sampaio (2009), Gonçalves (2010) among others, and the official documents: Brasil (2008). The methodology developed is based on a qualitative approach. To analyze the collected data, we opted for Laurence Bardin's (2009) proposal, content analysis, which works through the interpretation of the texts' discourses. The instrument used was a Google Forms questionnaire to describe the intern and understand how their internship is carried out with students with disabilities. Participants report a lack of training in the area of special education and a lack of support from networks, schools and teachers so that they can actually contribute to the development of the teaching and learning process for students with special educational needs and difficulties they encountered due to not having adapted teaching materials.
Resumo: Esta pesquisa versa sobre a atuação do estagiário de Pedagogia como apoio aos estudantes com necessidades educativas especiais nas escolas, tendo como objetivo geral compreender como os estudantes de Pedagogia estão atuando no apoio às crianças com deficiência. O referencial teórico baseia-se nos seguintes autores: Vioto e Vitaliano (2013), Nogueira (2017), Sampaio e Sampaio (2009), Gonçalves (2010) entre outros, e os documentos oficiais: Brasil (2008). A metodologia desenvolvida é baseada na abordagem qualitativa. Para análise dos dados coletados optamos pela proposta de Laurence Bardin (2009), análise de conteúdo, que trabalha através da interpretação dos discursos dos textos. O instrumento utilizado foi um questionário do Google Forms para descrição do estagiário e compreensão de como é desempenhado o seu estágio junto aos alunos com deficiência. As participantes relatam falta de formação na área de educação especial e a falta de apoio das redes, da escola e das professoras regentes para que, de fato, possam contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais especiais e das dificuldades que encontraram por não terem materiais pedagógicos adaptados.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5536
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

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