Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5393
Título: Variabilidade espacial da matéria orgânica do solo e da densidade e diversidade vegetacional das margens do rio Brígida
Autor: Barkokebas, Raquel Barroncas
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4538198281938184
Orientador: Pedrosa, Elvira Maria Regis
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8905353478054504
Palavras-chave: Humus;Solos;Matéria orgânica;Plantas da Caatinga
Data do documento: 2019
Citação: BARKOKEBAS, Raquel Barroncas. Variabilidade espacial da matéria orgânica do solo e da densidade e diversidade vegetacional das margens do rio Brígida. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Departamento de Agronomia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: O Semiárido Brasileiro é caracterizado por ser uma região de poucas chuvas, alta evapotranspiração e clima seco, correspondendo a 12% da área do País. A vegetação, caatinga, é constituída principalmente por árvores baixas e arbustos ramificados apresentando um aspecto exuberante em época de chuva. As peculiaridades inerentes ao Semiárido o tornam uma das regiões mais vulneráveis às mudanças climáticas, afetando o desenvolvimento das matas nativas e sua conservação. A matéria orgânica apresenta grandes benefícios para a produção e conservação do solo, melhorando não apenas as características físicas, mas também as biológicas. Assim sendo, objetivou-se com a pesquisa correlacionar as frações da matéria orgânica do solo com o número e a diversidade de espécies de planta em área de mata ciliar típica de Caatinga às margens do Rio Brígida. O estudo foi conduzido no município de Parnamirim, localizado no Sertão Central Pernambucano, em dois transectos lineares paralelos com 16 pontos por linha equidistantes 10 m entre si totalizando 32 amostras de solo. Foram efetuadas as análises da matéria orgânica, da densidade e da umidade do solo, da densidade e diversidade da vegetação. Para a análise dos dados, foi realizada estatística descritiva e geoestatística para verificação do comportamento quanto à variabilidade espacial. Em conclusão, a densidade da vegetação local quando analisada por porte das plantas não apresentou correlações com as propriedades do solo, porém, a ocorrência de carbono orgânico foi maior quando houve maior diversidade vegetacional na localidade.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5393
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_raquelbarroncasbarkokebas.pdf2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons