Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5279
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeite, Bruno Silva-
dc.contributor.authorLopes, André Bezerra Amorim-
dc.date.accessioned2023-12-27T19:53:55Z-
dc.date.available2023-12-27T19:53:55Z-
dc.date.issued2023-09-11-
dc.identifier.citationLOPES, André Bezerra Amorim. O uso do Instagram como um recurso facilitador no ensino de Química para o Ensino Médio. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5279-
dc.descriptionAs pesquisas acadêmicas na área de Educação acerca dos métodos pedagógicos envolvendo o uso de recursos digitais e tecnológicos tem feito avanços significativos, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz e eficiente. As tecnologias têm permitido também aos estudantes (usuários de um modo geral) acessar informações e recursos de forma mais rápida e fácil, aprender de forma mais colaborativa e personalizada e desenvolver habilidades para o século XXI. As redes sociais se tornaram populares entre os jovens, a maioria delas está cadastrada em pelo menos uma delas. O Instagram tem se apresentado como um recurso educativo para o ensino de Química compartilhados por perfis de professores e entusiastas da ciência. Tendo em vista essa gama de material digital compartilhado, a seguinte pesquisa apresentada tem como objetivo analisar o perfil do Instagram @quimica.massa por meio de abordagem qualitativa explicativa como um recurso facilitador do ensino de Química no Ensino Médio por meio do uso de memes, imagens e vídeos que acompanham os assuntos tratados em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractThe broad development of Information and Communication Technologies (ICT) and, later, Digital Information and Communication Technologies (TDIC), in Education has made significant advances, making the teaching and learning process more effective and efficient. Such technologies have also allowed students (users in general) to access information and resources more quickly and easily, learn in a more collaborative and personalized way, and develop skills for the 21st century. Social networks have become popular among young people, most of them are registered on at least one of them. Instagram has presented itself as an educational resource for teaching Chemistry shared by profiles of teachers and science enthusiasts. Given this range of shared digital material, the following research presented aims to analyze the Instagram profile @quimica.massa through an explanatory qualitative approach as a resource to facilitate the teaching of Chemistry in High School through the use of memes, images and videos that accompany the subjects covered in the classroom.pt_BR
dc.format.extent42 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectInstagram (Rede social on-line)pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleO uso do Instagram como um recurso facilitador no ensino de Química para o Ensino Médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4932752031807872pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Químicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Químicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_andrebezerraamorimlopes.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons