Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5022
Título: A importância da formação literária para os processos educativos e a construção social dos estudantes.
Autor: Neves, Vitória Bárbara Silva das
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5947783105016226
Orientador: Teixeira, Renata Pimentel
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1789141041884024
Palavras-chave: Literatura - Estudo e ensino;Letramento;Leitura;Conto;Lispector, Clarice, 1920-1977;Ensino médio
Data do documento: 15-Mar-2023
Citação: NEVES, Vitória Bárbara Silva das. A importância da formação literária para os processos educativos e a construção social dos estudantes. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este artículo pretende discutir, a partir del análisis bibliográfico, la importancia de la alfabetización literaria para la construcción educativa y social de los estudiantes de secundaria brasileños. Esta investigación buscó relacionar, desde una perspectiva socio-interaccionista, la importancia de los incentivos literarios, las competencias de la BNCC y las directrices de la ENEM (en términos de expectativas de educación em lectura), las dificultades encontradas por los profesores de lengua portuguesa para satisfacer las demandas requeridas en relación con al tiempo y a los libros de texto, y al uso del cuento como posible perspectiva de la alfabetización literaria. La construcción teórica se basa en Vygotsky(2009), Cândido(1999), Cosson(2006), Manguel(2009), Perrone-Moisés(2016) y Freire(2020). Para resaltar las estratégias de uso del cuento en el aula se utilizó el cuento: Una Fuga, de Clarice Lispector, por las posibilidades de lecturas que contribuyen a las competencias educativas y ayudan en la construcción de un lector autónomo, reflexivo e indagador de su realidad.
Resumo: Este artigo pretende discutir, a partir da análise bibliográfica, a importância do letramento literário para a construção, educacional e social, dos estudantes do ensino médio brasileiro. Esta pesquisa buscou relacionar, a partir da perspectiva sociointeracionista, a importância do incentivo literário, as competências dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e as diretrizes do ENEM (quanto às expectativas de formação leitora), a identificação de algumas dificuldades encontradas pelos professores de língua portuguesa para suprir as demandas exigidas em relação ao tempo e aos livros didáticos e a utilização do conto como uma perspectiva possível para o letramento literário. A construção teórica baseia-se em Mortatti (2018), Cândido (1999), Cosson (2021), Manguel (2009), Perrone-Moisés (2016) e Freire (2020). Para evidenciar as estratégias do uso do conto na sala de aula, utilizou-se o conto: A Fuga (presente no livro Todos os contos, 2016; originalmente publicado na coletânea A bela e a Fera, 1979), de Clarice Lispector, devido às possibilidades de leituras sugeridas por esta obra e que contribuem para as habilidades educacionais e auxiliam na construção de um leitor autônomo, reflexivo e indagador da sua realidade.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5022
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_vitoriabarbarasilvadasneves.pdf248,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.