Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5011
Título: Album iconográficodos insetos de Marcgrave: Liber VII, Qui agit de insectis; Historiae Rerum Naturalium Brasiliae (1648)
Autor: Carvalho, Paulo Fernando Fragoso de
Almeida, Argus Vasconcelos de
Palavras-chave: Entomologia;Insetos;Artrópode;Invasões holandesas
Data do documento: 2022
Editor: EDUFRPE
Citação: CARVALHO, Paulo Fernando Fragoso de; ALMEIDA, Argus Vasconcelos de. Album iconográficodos insetos de MARCGRAVE: Liber VII, Qui agit de insectis; Historiae Rerum Naturalium Brasiliae (1648). Recife: EDUFRPE, 2022. 42 p.
Resumo: Há mais de vinte anos estamos envolvidos no estudo dos insetos de Marcgrave (ALMEIDA; CARVALHO, 2002). O presente trabalho faz uma amostragem iconográfica de alguns insetos descritos pelo naturalista alemão Georg Marcgrave (1610-1644), durante o período da ocupação holandesa no Nordeste brasileiro, particularmente em Pernambuco, à serviço de Maurício de Nassau e da Companhia da Índias Ocidentais, em meados do século XVII. Nem todos os insetos da obra foram abordados, pois suas descrições não oferecem elementos para uma identificação segura. Os insetos foram analisados, identificados e selecionados das xilogravuras da obra original (MARCGRAVI, 1648) comparando-as com as fotos atuais de insetos depositados na Coleção Entomológica do Departamento de Biologia da UFRPE, bem como de suas representações nas aquarelas do Libri Principis. Também são descritos os insetos não gurados na obra, segundo a edição brasileira de Marcgrave (1942). O Livro VII de Marcgrave descreve 75 exemplares, dos quais 63 são insetos e 12 outros artrópodos terrestres, tais como ácaros, aranhas, escorpiões e miriápodos. Para a História Natural, de então, o conceito de inseto era muito mais abrangente do que hoje é compreendido na Entomologia. Como insetos eram considerados todos os invertebrados de corpo segmentado (ALMEIDA, 2007).
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5011
ISBN: 978-65-86547-68-9
Aparece nas coleções:Livros e Capítulos de Livros (EDUFRPE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
livro_ albumiconograficodosinsetosdemarcgrave.pdf5,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.