Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4904
Título: Descompassos no carnaval de rua do Recife na década de 1930: o caso do Quartel General do Frevo
Autor: Barros, Gleicielly Maria Pereira de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3623672413182978
Orientador: Albuquerque, Mariana Zerbone Alves de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8419255160811830
Palavras-chave: Carnaval;Frevo;Recife (PE);Anos 1930;Conflito social
Data do documento: 9-Dez-2021
Citação: BARROS, Gleicielly Maria Pereira de. Descompassos no carnaval de rua do Recife na década de 1930: o caso do Quartel General do Frevo. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021
Abstract: Knowing that there is a narrative about how Carnival is a democratic party, as well as representative of a time where social segregation is not a reality, this article seeks to comprehend it as a cultural manifestation in 1930's Recife, observing the inequalities and social tensions inserted in the city's street carnival. It was necessary to understand the genesis of the party in Recife, it's development and the appearance of Frevo as a locally typical expression of carnival; while also studying it's occurrence in public spaces. Nevertheless, the conflicts that took place on Frevo Headquarters, located at Independence Square, were analysed, in a representative way as to the political scenario in the 1930's modern city. The methodology includes bibliographical revision from secondary reference fonts about Recife's carnival.
Resumo: Entendendo que há um discurso sobre a festa carnavalesca ser democrática e corresponder a um momento em que não vigora a segregação social, este artigo busca compreender o brinquedo como manifestação cultural na cidade do Recife da década de 1930, observando as desigualdades e tensões sociais inseridas no Carnaval de Rua da cidade. Para isso foi necessário entender a gênese da festa em Recife, seu desenrolar e o surgimento do Frevo como expressão carnavalesca típica da localidade; sendo estudada, também, a ocorrência do carnaval no espaço público. Por fim, foram analisados os conflitos do "Quartel General do Frevo", localizado na Praça da Independência, de modo representativo ao cenário político da modernidade na cidade dos anos 1930. A metodologia compreende a realização de uma revisão bibliográfica, partindo de fontes secundárias de referência sobre o carnaval do Recife.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4904
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em História (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_gleiciellymariapereiradebarros.pdf384,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.