Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4102
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, João Paulo Silva do Monte-
dc.contributor.authorAndrade, Isabella Stefanny Fernandes de-
dc.date.accessioned2023-03-08T22:12:03Z-
dc.date.available2023-03-08T22:12:03Z-
dc.date.issued2022-05-27-
dc.identifier.citationANDRADE, Isabella Stefanny Fernandes de. Rastreamento de pedestres 3D multi-câmera usando redes neurais de grafos. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4102-
dc.descriptionRastrear a posição de pedestres ao longo do tempo através de imagens de câmeras é um tópico de pesquisa em visão computacional em ascensão. No cenário multi-câmera, as pesquisas são mais recentes ainda. Muitas soluções utilizam redes neurais supervisionadas para resolver esse problema, o que pode exigir um esforço muito grande para anotar os dados além de muito tempo gasto para treinar a rede. Os objetivos deste trabalho são: desenvolver variações de algoritmos de rastreamento de pedestres sendo desejável dispensar a necessidade de possuir dados anotados; e comparar os resultados obtidos através de métricas de acurácia. Este trabalho propõe, portanto, uma abordagem para rastrear pedestres no espaço 3D em ambientes multi-câmera utilizando a arquitetura de rede neural Message Passing Neural Network inspirada em grafos. Avaliamos a solução utilizando a base de dados WILDTRACK e um método de detecção generalizável, conseguindo 77,1% de MOTA ao treinar com dados obtidos de um algoritmo de rastreamento generalizável. O algoritmo consegue realizar o rastreamento a uma taxa de 40 quadros por segundo.pt_BR
dc.description.abstractTracking the position of pedestrians over time through camera images is a rising computer vision research topic. In multi-camera settings, the researches are even more recent. Many solutions use supervised neural networks to solve this problem, which can require a lot of effort to annotate the data in addition to a lot of time spent to train the network. The goals of this work are: develop variations of pedestrian tracking algorithms, being desirable to avoid the need to have annotated data; and compare the results obtained through accuracy metrics. Therefore, this work proposes an approach for tracking pedestrians in 3D space in multi-camera environments using the Message Passing Neural Network framework inspired by graphs. We evaluated the solution using the WILDTRACK dataset and a generalizable detection method, reaching 77.1% of MOTA when training with data obtained by a generalizable tracking algorithm. The algorithm can track at a 40 frames per second rate.pt_BR
dc.format.extent42 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRastreamentopt_BR
dc.subjectPedestrespt_BR
dc.subjectCâmeras de vídeopt_BR
dc.subjectRedes neurais (Computação)pt_BR
dc.titleRastreamento de pedestres 3D multi-câmera usando redes neurais de grafospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5529506615862118pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1916245590298485pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Computaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_isabellastefannyfernandesdeandrade.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.