Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4097
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Ricardo Bezerra Torres-
dc.contributor.authorPinheiro, Rafael Lutemberg-
dc.date.accessioned2023-03-08T19:11:45Z-
dc.date.available2023-03-08T19:11:45Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.identifier.citationPinheiro, Rafael Lutemberg. Recomendações didático-metodológicas para a prática pedagógica da educação física na Educação de Jovens e Adultos: uma revisão sistemática. 2021. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4097-
dc.descriptionA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que ao longo do tempo vem sendo desprestigiada pelas políticas públicas da educação, e que está tendo pouco espaço no debate científico deste campo. Pela limitação da formação inicial e essa escassez de estudos na área, os professores acabam adaptando as metodologias da Educação Física do ensino regular ao ensino da EJA. Desta forma, este estudo tem como objetivo analisar como os principais periódicos da área estão abordando a Educação Física no contexto da EJA, e as proposições didático-metodológicas extraídas. Para isto, foi desenvolvida uma revisão sistemática no portal LILACS, a partir dos descritores Educação Física, EJA, educação, jovens, adultos, professor, ensino, propostas, prática, etc. Foram encontrados seis artigos para a discussão desta pesquisa, e classificados em três categorias. Na análise de conteúdos observou-se como essa temática vem sendo debatida nas pesquisas da área e de que modo propostas didático-metodológicas são apresentadas. De maneira geral, a Educação Física na EJA está sendo pouco debatida e consequentemente um baixo número de proposições didáticos-metodológicas está sendo apresentado. Porém, o que se identificou a partir da análise dos artigos extraídos é que essas proposições encontradas indicam que o ensino da Educação Física na EJA precisa ser desenvolvido diante de uma perspectiva crítica da educação, e deve partir do acúmulo de experiência que o aluno já possui, os conteúdos precisam ser contextualizados com a realidade desses estudantes, respeitando também a diversidade encontrada nas turmas e suas especificidades.pt_BR
dc.description.abstractYouth and Adult Education (EJA) is a teaching modality that over time has been discredited by public education policies, and which has had little space in the scientific debate in this field. Due to the limitation of initial training and this lack of studies in the area, teachers end up adapting Physical Education methodologies from regular education to EJA teaching. Thus, this study aims to examine how the main periodicals in the area are approaching Physical Education in the context of EJA, and the didactic-methodological propositions extracted. For this, a systematic review was developed on the LILACS portal, from the descriptors Physical Education, EJA, education, youth, adults, teacher, teaching, proposals, practice, etc. Six articles were found for the discussion of this research, and classified into three categories. In content analysis, it was observed how this theme has been debated in research in the area and how didactic-methodological proposals are presented. In general, Physical Education in EJA is being little debated and, consequently, a low number of didactic-methodological proposals are being presented. However, what was identified from the analysis of the extracted articles is that these propositions found indicate that the teaching of Physical Education in EJA needs to be developed from a critical perspective of education and should start from the accumulation of experience that the student already has, the contents need to be contextualized with the reality of these students, also respecting the diversity found in the classes and their specificities.pt_BR
dc.format.extent62 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.titleRecomendações didático-metodológicas para a prática pedagógica da educação física na Educação de Jovens e Adultos: uma revisão sistemáticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1180447237638262pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0128873517491860pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_rafaellutembergpinheiro.pdf428,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.