Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4084
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPaiva, Andréa Carla de-
dc.contributor.authorFerreira, Marcilio Felix-
dc.date.accessioned2023-03-07T19:28:45Z-
dc.date.available2023-03-07T19:28:45Z-
dc.date.issued2021-12-01-
dc.identifier.citationFERREIRA, Marcilio Felix. Programa Residência Pedagógica: contribuições à formação inicial de professores de Educação Física. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4084-
dc.descriptionO presente trabalho se propõe analisar o Programa Residência Pedagógica com a finalidade de identificar as suas contribuições para a formação inicial de professores a partir de suas formações teóricas e vivência prática na escola-campo dos graduandos do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) durante o período entre agosto de 2018 a janeiro de 2020. Nesse sentido, iremos discutir a importância da formação inicial de professores, ao mesmo tempo identificar as contribuições do Programa Residência Pedagógica e o que o mesmo traz consigo de relevante para o avanço e melhoria dos cursos de formação de professores de forma com que os residentes consigam adquirir experiências profissionais com qualidade para poder atender à demanda social da educação básica brasileira. Diante dessa questão, o estudo se trata de uma pesquisa qualitativa de cunho documental, tendo como fontes para este estudo temos: o plano de atividades que foram produzidos pelos residentes, bem como, o questionário referente às produções realizadas por cada residente dentro da escola-campo e o relatório final, solicitado como requisito para conclusão do programa. A partir da realização de uma análise de conteúdo desses documentos conseguimos identificar que as contribuições do Programa Residência Pedagógica para a formação inicial de professores do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE, estão relacionadas à vivência prática dos residentes no chão da escola, o desenvolvimento da segurança profissional e autonomia em sala de aula, construção da identidade profissional, a elaboração e planejamento das aulas durante todo o ano letivo da escola, bem como um maior compromisso com a educação escolar de crianças e adolescentes da educação básica, a partir da Educação Física.pt_BR
dc.description.abstractThe present work proposes the analysis of the Pedagogical Residency Program with a method to identify its contributions to the initial training of teachers from their theoretical training and practical experience in the field school of undergraduate students of the Physical Education Licentiate Course at the Federal University Rural de Pernambuco (UFRPE) during the period from August 2018 to January 2020. In this sense, we will discuss the importance of initial teacher training, at the same time identifying the contributions of the Pedagogical Residency Program and what it brings with it of relevance for the advancement and improvement of teacher training courses so that residents can acquire professional experiences with quality to meet the demand of basic education in Brazil. Faced with this question, the study is qualitative research with a documentary nature, having as sources for this study: the plan of activities that were acquired by the residents, as well as the questionnaire regarding the productions carried out by each resident within the school. field and the final report, requested as a requirement for completing the program. Based on a content analysis of documents that intend to identify that the contributions of the Pedagogical Residency Program to the initial training of teachers in the Physical Education Licentiate Course at UFRPE, are related to the practical experience of residents on the school floor, the development professional safety and autonomy in the classroom, construction of professional identity, preparation and planning of classes throughout the school year, as well as a greater commitment to the school education of children and adolescents in basic education, starting with Physical Education.pt_BR
dc.format.extent61 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProfessores de educação física - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.titlePrograma Residência Pedagógica: contribuições à formação inicial de professores de educação físicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3304918830917105pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1546386833032185pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_marciliofelixferreira.pdf430,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.