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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPaiva, Andréa Carla de-
dc.contributor.authorLima, Joanna D’Arc Ribeiro de-
dc.date.accessioned2023-03-07T18:22:47Z-
dc.date.available2023-03-07T18:22:47Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.citationLIMA, Joanna D'Arc Ribeiro de. Programa Residência Pedagógica: uma política de formação de professores em Educação Física. 2021. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4077-
dc.descriptionO presente trabalho tem por objetivo analisar o Programa Residência Pedagógica (PRP) enquanto política educacional de formação de professores em Educação Física. Para tanto, delimitamos como objetivos específicos, identificar as dimensões políticas que envolvem a formação de professores, apresentar os editais de 2018 e 2020 do PRP, e reconhecer os limites e possibilidades do PRP. Realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo documental, como fontes principais foram utilizados os editais do Programa Residência Pedagógica de 2018 e 2020. Nesse sentido, desenvolvemos nosso estudo entendendo todas as críticas como devidas ao PRP, na medida em que reconhecemos ser também uma iniciativa voltada para a formação inicial de professores, que oportuniza os estudantes dos cursos de licenciaturas a vivência da profissão de forma dinâmica, com uma duração de 440hs de intervenção pedagógica, conhecendo a escola com mais precisão, desenvolvendo experiências com base numa perspectiva crítica, num processo contínuo de estudo, planejamento e análise de suas intervenções pedagógicas na escola. Em concordância com as críticas que o PRP recebe dos estudos apresentados nessa monografia, destacamos que este programa permite um contato mais abrangente sobre as práticas desenvolvidas na escola, bem como pode ser direcionada pelos professores coordenadores de núcleo, bem com os preceptores, um processo formativo que dê acesso ao conhecimento necessário aos residentes para a prática profissional. Isto significa trabalhar numa articulação entre teoria e prática, sem competir com o estágio supervisionado obrigatório, de modo que qualifiquem e sistematizem ainda mais as intervenções dos professores em formação.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the Pedagogical Residency Program (PRP) as an educational policy for training teachers in Physical Education. For that, we delimited as specific objectives, to identify the political dimensions that involve the formation of teachers, to present the 2018 and 2020 public notices of the PRP, and to recognize the limits and possibilities of the PRP. We carried out a qualitative research, of the documentary type, as the main sources we used the notices of the Pedagogical Residency Program of 2018 and 2020. In this sense, we developed our study understanding all criticisms as due to the PRP, insofar as we recognize that it is also a initiative aimed at the initial training of teachers, which provides opportunities for undergraduate students to experience the profession in a dynamic way, with a duration of 440 hours of pedagogical intervention, getting to know the school more precisely, developing experiences based on a critical perspective, in a continuous process of study, planning and analysis of their pedagogical interventions at school. In accordance with the criticisms that the PRP receives from the studies presented in this monograph, we emphasize that this program allows for a more comprehensive contact about the practices developed in the school, as well as being guided by the core coordinator teachers, as well as the preceptors, a training process that provides access to the knowledge needed by residents for professional practice. This means working in an articulation between theory and practice, without competing with the obligatory supervised internship, so that they qualify and systematize even more the interventions of the teachers in training.pt_BR
dc.format.extent75 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectProfessores de educação física - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titlePrograma Residência Pedagógica: uma política de formação de professores em Educação Físicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1546386833032185pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

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