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Título: Programa Residência Pedagógica: contribuições dos (as) professores (as) preceptores (as) à formação inicial em Educação Física
Autor: Alves, David Cunha
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8756992267932409
Orientador: Paiva, Andréa Carla de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1546386833032185
Palavras-chave: Professores de educação física - Formação;Prática docente;Preceptores
Data do documento: 30-Mai-2022
Citação: ALVES, David Cunha. Programa Residência Pedagógica: contribuições dos (as) professores (as) preceptores (as) à formação inicial em Educação Física. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: The present study aims to analyze the contribution of the teacher preceptor of the Pedagogical Residency Program of the initial training of teachers of the Physical Education nucleus of the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), of Public Notice n°06/2018. To this end, we sought to identify the role assigned to the preceptor teacher in that program, as well as to recognize their contribution to the process of initial teacher education. The Pedagogical Residence Program rescues the educator's conception and the valorization of teaching as a result of learning-teaching, providing intense training on the school floor to residents involved in initial training. The term preceptor comes from the areas of professional training in health, evidenced in scientific productions, such as articles, dissertations and theses. However, endorsed in Education, the term preceptor is related to the teacher who supervises the activities of the resident student in the classes, allowing the exchange of knowledge and new scientific and pedagogical experiments, contributing to the process of training graduates, in the case of Physical Education. The study was developed based on qualitative research with a documental nature, based on the analysis of reports produced by the preceptors of the Physical Education Nucleus da UFRPE, bringing reflections and dialogue wheels of teacher training with the PRP, built on parts of interpretive character, in favor of knowledge: observation, theoretical study and document analysis. The preceptor teachers contribute to the training of teachers, enabling new pedagogical practices and experiences with residents and expanding the debate on the teaching of Physical Education at school, therefore, it is extremely important that the scenario of public educational policies is stimulated and applied. The Pedagogical Residency program has already demonstrated what it came for and has much to contribute to the national policy for teacher training. The success of the PRP at UFRPE reflects on the quality of teaching and academic production, which further qualifies the training.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a contribuição do docente preceptor (a) do Programa Residência Pedagógica da formação inicial de professores do Núcleo de Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), do Edital n° 06/2018. Para tanto, buscamos identificar o papel atribuído ao professor (a) preceptor (a) no referido programa, bem como reconhecer sua contribuição ao processo de formação inicial docente. O Programa Residência Pedagógica resgata a concepção do educador e a valorização do ensino como resultado da aprendizagem-ensino, proporcionando uma formação intensa no chão da escola aos residentes envolvidos na formação inicial. O termo preceptor (a) advém das áreas de formação profissional em saúde, evidenciados nas produções científicas, como artigos, dissertações e teses. Contudo, referendado na Educação, o termo preceptor (a) está relacionado àquele (a) professor (a) que supervisiona das atividades do estudante residente nas aulas, permitindo a troca de saberes e novas experimentações científicas e pedagógicas, contribuindo com o processo de formação dos licenciados, no caso, de Educação Física. O estudo se desenvolveu com base na pesquisa qualitativa de cunho documental, a partir da análise dos relatórios produzidos pelos (as) preceptores (as) do Núcleo Educação Física da UFRPE, trazendo reflexões e rodas de diálogos da formação de docentes com o PRP, construído em partes de caráter interpretativo, em favor do conhecimento: da observação, do estudo teórico e das análises documentais. Os docentes preceptores (as) contribuem com a formação de professores, possibilitando novas práticas e experiências pedagógicas com os residentes e ampliando o debate o ensino da Educação Física na escola, portanto, é extremamente importante que o cenário das políticas públicas educacionais seja estimulado e aplicado. O programa Residência Pedagógica já demonstrou para que veio e tem muito a contribuir na política nacional de formação de professores. O sucesso do PRP na UFRPE reflete na qualidade do ensino e das produções acadêmicas, que qualifique ainda mais a formação.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4065
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