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Título: Endividamento entre jovens universitários: insights sobre educação financeira na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Autor: Silva, Otoniel Galdino da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4888246035519447
Orientador: Albuquerque, Hortência Cruz de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4316127961561473
Co-orientador : Silva, Laurileide Barbosa da
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/7869325906861017
Palavras-chave: Educação financeira;Dívidas;Estudantes universitários
Data do documento: 20-Out-2020
Citação: Silva, Otoniel Galdino. Endividamento entre jovens universitários: insights sobre educação financeira na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 2020. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Economia Doméstica) - Departamento de Ciências do Consumo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: With increasing globalization, the significance of consumption has even greater proportions, reaching all social groups. The most vulnerable to the appeal of advertising are children and young people, many of them in school and others entering higher education, but not always financially educated. This research aimed to investigate the indebtedness among young university students at UFRPE and the ways of accessing Financial Education. The work was developed by a methodology conducted through a qualitative and quantitative research through a survey carried out among young people from different courses of the Higher Education Institution during the month of August 2020, where the data were collected through an electronic questionnaire. applied to a sample composed of 81 enrolled students. To meet the general objective, several variables were used for the analysis, such as the socioeconomic profile, the experiences with Financial Education before and after entering higher education, the consumption profile, the behaviors in relation to finance, among others. As a result, the research identified that despite the pandemic of COVID-19, it appears that young university students at UFRPE are not very prone to debt, or at least in their perception, most do not consider themselves indebted. Of those who consider themselves indebted and also over-indebted (27.2% and 11.1%, respectively), the most common type of debt is the credit card (51.9%). It was generally perceived that students consider it important for UFRPE to have courses and lectures on financial education, as forms of access to knowledge.
Resumo: Com a crescente globalização o significado do consumo tem tomado proporções ainda maiores, alcançando todos os grupos sociais. Os mais suscetíveis ao apelo da publicidade são crianças e jovens, muitos deles em fase escolar e outros ingressando no ensino superior, mas, nem sempre educados financeiramente. Esta pesquisa teve por objetivo investigar sobre o endividamento entre os jovens universitários da UFRPE e as formas de acesso à educação financeira. O trabalho foi desenvolvido por uma metodologia conduzida através de uma pesquisa quali-quantitativa por meio de um levantamento realizado entre os jovens de diversos cursos da Instituição de Ensino Superior durante o mês de agosto de 2020, onde os dados foram coletados através de um questionário eletrônico aplicado a um grupo de respondentes composto por 81 estudantes matriculados. Para atender o objetivo geral, foram utilizadas diversas variáveis para a análise como o perfil socioeconômico, as experiências com educação financeira antes e depois de ingressarem no ensino superior, o perfil de consumo, os comportamentos em relação às finanças, entre outros. Como resultados, a pesquisa identificou que apesar da pandemia do COVID-19, verifica-se que os jovens universitários da UFRPE não são muito propensos ao endividamento, ou pelo menos na percepção deles, a maioria não se considera endividados. Dos que se consideram endividados e também superendividados (27,2% e 11,1%, respectivamente), o tipo de dívida mais comum é o cartão de crédito (51,9%). Percebeu-se de forma geral que os estudantes consideram importante a UFRPE dispor de cursos e palestras sobre educação financeira, como formas de acesso ao conhecimento.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4005
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