Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3942
Título: A peleja da disciplina de Sociologia: a flexibilização da Sociologia enquanto disciplina no currículo de Pernambuco.
Autor: Araújo, Antônio Henrique da Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7571138062409607
Orientador: Benzaquen, Júlia Figueredo
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0325443406402140
Palavras-chave: Sociologia;Ensino médio;Base Nacional Comum Curricular
Data do documento: 21-Jun-2021
Citação: Araújo, Antônio Henrique da Silva. A peleja da disciplina de Sociologia: a flexibilização da Sociologia enquanto disciplina no currículo de Pernambuco. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: The realization of a research such as this seeks to raise a debate about the teaching of Sociology in Brazil, according to the theories, methods and sociological concepts. It is necessary to make the bibliographic production to foster the debate and subsidize researchers and professors of sociology teaching with regard to the process of implementation of this regulation. To understand this process, it is essential to analyze Law 11,684 of June 2, 2008, amendments article 36 of Law 9,394 of December 20, 1996, which establishes and makes mandatory the inclusion of disciplines of Philosophy and Sociology in high school curricula, Law 13,415, promulgated on February 13, 2017 , which consolidates the proposal of MP 746 of 2016, better known as the MP of high school reform. On December 14, 2018, the Ministry of Education approved the National Common Curriculum Base (BNCC) of high school. This normative document defined the set of essential learnings that should be developed based on knowledge, skills and skills. Within the scope of the curricular organization, the BNCC points out as being fundamental the flexibility and the mandatory character of this principle.
Resumo: O presente artigo busca apontar um debate sobre o ensino da Sociologia no Brasil, de acordo com as teorias, métodos e conceitos sociológicos. É necessária a produção bibliográfica para fomentar o debate e subsidiar pesquisadores e docentes do ensino da Sociologia no que tange o processo de implantação dessa normativa. Para compreender esse processo, é fundamental analisar a Lei 11.684, de 02 de junho de 2008, altera o art. 36 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece e torna obrigatória a inclusão das disciplinas de Filosofia e a Sociologia nos currículos do ensino médio, a Lei 13.415, promulgada em 13 de fevereiro de 2017, que consolida a proposta da MP 746 de 2016, mais conhecida como a MP da reforma do ensino médio. Em 14 de dezembro de 2018, foi homologada pelo Ministério da Educação a Base Nacional Comum Curricular – (BNCC) do Ensino Médio. Esse documento de caráter normativo definiu o conjunto de aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas com base nos conhecimentos, competências e habilidades. No âmbito da organização curricular, a BNCC aponta como sendo fundamental a flexibilidade e o caráter obrigatório desse princípio.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3942
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_antoniohenriquedasilvaaraujo.pdf229,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.