Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3847
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Iêda Ferreira de-
dc.contributor.authorLima, Andreza Cristina de-
dc.date.accessioned2023-01-30T20:45:49Z-
dc.date.available2023-01-30T20:45:49Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.citationLima, Andreza Cristina de. Ações educativas sobre microscopia com estudantes do Ensino Fundamental: um relato de experiência. 2021. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3847-
dc.descriptionQuem nunca se encantou ao ver um microscópio e imaginar o universo por ele desvelado? A criação desse instrumento possibilitou a elaboração de teorias que até hoje são fundamentais para a Biologia. Porém, devido a diversas limitações, a experiência da maioria dos estudantes no Ensino Básico com esse instrumento não é satisfatória. Consequentemente, o interesse por atividades científicas é afetado negativamente, necessitando de ações que as estimulem. Visando popularizar a Ciência e fortalecer o conhecimento sobre microscopia, foram realizadas atividades de extensão junto a estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual localizada em Camaragibe (Pernambuco). A intervenção educativa consistiu na realização de: a) resgate dos conhecimentos prévios; b) palestra interativa utilizando modelos de microscópio óptico e digital; c) oficina sobre manipulação de microscópio óptico e confecção de um modelo de microscópio artesanal; d) discussão e socialização do conhecimento. No geral, as estratégias pedagógicas utilizando a microscopia tornaram o conteúdo aprendido mais interessante e significativo, despertando o lado lúdico, criativo, curioso, reflexivo e investigativo do público. Não apenas contribuíram na ampliação do conhecimento sobre microscopia e auxiliaram nos ajustes das concepções alternativas, mas permitiram o desenvolvimento de habilidades científicas adicionais, tão necessárias à mobilização de competências educacionais. Além disso, a microscopia mostrou-se como potencial recurso pelos alunos na multiplicação de saberes em sua comunidade.pt_BR
dc.description.abstractWho has never been enchanted by seeing a microscope and imagining the universe unveiled by it? The creation of this instrument enabled the elaboration of theories that are still fundamental for Biology today. However, due to several limitations, the experience of most students in Basic Education with this instrument is unsatisfactory. Consequently, interest in scientific activities is negatively affected, requiring actions that encourage them. Aiming to popularize Science and strengthen knowledge about microscopy, outreach activities were carried out with elementary school students from a state public school located in Camaragibe (Pernambuco). The educational intervention consisted of: a) retrieval of prior knowledge; b) interactive lecture using optical and digital microscope models; c) workshop on optical microscope manipulation and making of a handcrafted microscope model; d) discussion and socialization of knowledge. In general, the pedagogical strategies using microscopy made the learned content more interesting and meaningful, awakening the playful, creative, curious, reflective and investigative side of the public. They not only contributed to the expansion of knowledge about microscopy and helped to adjust alternative conceptions, but they also allowed the development of additional scientific skills, so necessary for the mobilization of educational competences. Furthermore, microscopy proved to be a potential resource for students in the multiplication of knowledge in their community.pt_BR
dc.format.extent73 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectMicroscópiospt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.titleAções educativas sobre microscopia com estudantes do Ensino Fundamental: um relato de experiência.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1609284714512383pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5288071226008713pt_BR
dc.contributor.advisor-coCarvalho, Reginaldo de-
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5208573547132664pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Biologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_andrezacristinadelima.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.