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Título: Museus virtuais: espaços de conhecimento em aulas de Arte
Autor: Melo, Alexandre Magno Aquino
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1652172179814505
Orientador: Carvalho, Marluce Vasconcelos de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2780914280180020
Palavras-chave: Museus virtuais;Educação artística;Tecnologias digitais
Data do documento: 12-Ago-2021
Citação: MELO, Alexandre Magno Aquino. Museus virtuais: espaços de conhecimento em aulas de Arte. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Gravatá, 2021.
Abstract: This research aims to investigate the contributions of virtual museums to visual arts classes and, from this, the need arose to insert two specific objectives: visiting virtual museums, observing their collections and mediation proposals and exploring the specificities of these spaces, and demonstrate how virtual museums are used by teachers in art classes, through the application of a questionnaire. The theoretical framework included discussions about the definition of a virtual museum, the use of the internet as a tool and technologies in the classroom and about the functioning of Google Arts and Culture, as well as information about the virtual museums of the Louvre, MASP and Pinacoteca de São Paulo. The methodological procedures adopted consisted of literature review, highlighting: Arrais (2013), Bahia (2015), Dias and Rigoni (2017), Henriques (2018) and Bogea, Bogea, Costa and Rocha (2020) and a completed questionnaire by nine art teachers from primary, secondary and higher education, from public and private institutions. The data obtained indicated that virtual visits contribute to good results in art classes, arousing the interest of students. Based on the results and discussions presented, it is considered that virtual museums are a tool that complements or helps the art class, even if access is still a barrier, but it is undergoing an evolutionary process.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar quais as contribuições dos museus virtuais para as aulas de artes visuais e, a partir deste, surgiu a necessidade de inserirmos dois objetivos específicos: visitar museus virtuais, observando suas coleções e propostas de mediação e explorarmos as especificidades desses espaços, e demonstrar como os museus virtuais são utilizados por professores, em aulas de arte, por meio da aplicação de questionário. O referencial teórico contemplou discussões acerca da definição de museu virtual, do uso na internet como ferramenta e de tecnologias na sala de aula e sobre o funcionamento do Google Arts e Culture, além de informações sobre os museus virtuais do Louvre, MASP e Pinacoteca de São Paulo. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na revisão de literatura com destaque para: Arrais (2013), Bahia (2015), Dias e Rigoni (2017), Henriques (2018) e Bogea, Bogea, Costa e Rocha (2020) e de um questionário respondido por nove professores de arte do ensino fundamental, médio e superior, de instituições públicas e particulares. Os dados obtidos indicaram que as visitas virtuais contribuem com os bons resultados nas aulas de arte, despertando o interesse dos alunos. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que os Museus virtuais são uma ferramenta que complementa ou auxilia a aula de arte mesmo que o acesso ainda seja uma barreira, mas que passa por processo evolutivo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3451
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

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