Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3184
Título: Plataformas on-line de aprendizagem tecnológica: mapeamento sistemático de pesquisas publicadas entre 2017 e 2021
Autor: Vieira, João Carlos Dantas
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7380342150319284
Orientador: Lima, Felipe de Brito
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0144075272556954
Palavras-chave: Plataforma digital;Aprendizagem tecnológica;Formação profissional
Data do documento: 27-Jul-2022
Citação: VIEIRA, João Carlos Dantas. Plataformas on-line de aprendizagem tecnológica: mapeamento sistemático de pesquisas publicadas entre 2017 e 2021. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022.
Abstract: Digital platforms for offering online courses in the IT area have made professional qualification processes more dynamic and flexible, contributing to the dissemination of technical knowledge in the area of Information Technology. This research aims to identify existing perceptions in the literature about online platforms for offering courses for training in the IT area, based on a reflection on online platforms for technological learning and a systematic mapping of literature. The theoretical framework included discussions about techniques and principles adopted in bibliographic reviews and reflections on the main platforms that offer IT courses in Brazil. The methodological procedures adopted consisted of defining criteria for selecting academic texts and applying keywords in systematic cycles in search engines to compose a corpus to be analyzed qualitatively. The data obtained indicate that the platforms have different business models, limitations, potentialities and target audiences, and that there is little Research addressing their characteristics in depth. Based on the results and discussions presented, there is a need for more research addressing these tools in order to promote their use in a broader, more grounded and critical way, thus contributing to the formation of qualified labor in the IT area.
Resumo: As plataformas digitais de oferta de cursos on-line na área de TI têm tornado processos de qualificação profissional mais dinâmicos e flexíveis, contribuindo para difusão de conhecimentos técnicos na área de Tecnologia da Informação. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as percepções existentes na literatura acerca das plataformas on-line de oferta de cursos para formação na área de TI, a partir de uma reflexão sobre as plataformas on-line de aprendizagem tecnológica e um mapeamento sistemático de literatura. O referencial teórico contemplou discussões acerca de técnicas e princípios adotados em revisões bibliográficas e reflexões sobre as principais plataformas que ofertam cursos de TI no Brasil. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na definição de critérios de seleção de textos acadêmicos e aplicação de palavras-chave em ciclos sistemáticos em motores de busca para composição de um corpus a ser analisado qualitativamente. Os dados obtidos indicam que as plataformas dispõem de modelos de negócios, limitações, potencialidades e públicos-alvo distintos, e que há poucas pesquisas abordando as características das mesmas com profundidade. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se a necessidade de mais pesquisas abordando estas ferramentas a fim de promover seu uso de forma mais ampla, fundamentada e crítica, contribuindo assim para formação de mão-de-obra qualificada na área de TI.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3184
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Sistemas da Informação (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_joaocarlosdantasvieira.pdf266,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.