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Título: A percepção do assédio moral por trabalhadoras na área da Gastronomia em Pernambuco.
Autor: Silva, Emily Cristina da
Orientador: Corrêa, Maria Iraê de Souza
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9339401156849765
Palavras-chave: Gastronomia;Assédio no ambiente de trabalho;Mulheres
Data do documento: 14-Jul-2021
Citação: Silva, Emily Cristina da. A percepção do assédio moral por trabalhadoras na área da Gastronomia em Pernambuco. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gastronomia) - Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: A violência vivenciada pela mulher está presente em diversas esferas na sua vida, pessoal ou profissional. No âmbito da Gastronomia, percebe-se um pertencer doméstico do fazer cotidiano, mas ainda dificuldades de inserção e reconhecimento na área, levando a práticas discriminatórias no ambiente laboral, podendo ser caracterizadas como assédio moral. Para, além disso, observa-se uma lacuna de pesquisa no setor gastronômico quanto a esta problemática. Assim, o presente estudo de caráter exploratório descritivo, tem como objetivo identificar a percepção do assédio moral por trabalhadoras na área de Gastronomia em Pernambuco; em específico quais as práticas de assédio moral mais frequentemente percebidas, qual o perfil destes agressores e o perfil das mulheres assediadas no trabalho. O estudo foi realizado por meio de formulário online e contou com 76 respondentes. Após análise dos dados, identificou-se que 92,1% destas mulheres percebem as práticas de assédio moral, principalmente advindas em forma de deboche e zombamento, equivalente a 62,3%, reproduzidas em sua maioria por homens em nível hierárquico superior. Estes pontos demonstram que o ambiente gastronômico ainda é predominantemente masculino e por vezes uma ameaça à segurança e à saúde das mulheres e torna necessário uma maior reflexão sobre os moldes atuais da gestão empresarial, uma tomada de atitude por parte de todos que compõem o corpo das empresas e consequentemente, a sociedade.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3176
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