Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3129
Título: Entrega de certificados a participantes de curso ministrado no CAEE da UFRPE
Autor: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: Memória;Reitorado 1969-1973;Curso de Aperfeiçoamento
Data do documento: 1969
Editor: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Citação: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Entrega de certificados a participantes de curso ministrado no CAEE da UFRPE. Fotografia, revelada em papel brilhante, em sépia, 24 cm x 18 cm.
Abstract: Registra a entrega de certificados a participantes de curso ministrado no CAEE da UFRPE em evento realizado no salão nobre da UFRPE. Vendo-se a bancada do salão nobre onde se encontram dois professores não identificados e um deles faz a entrega do certificado a uma participante de cabelos curtos, usando brincos que se encontra de costas para o fotógrafo. Observa-se ainda sobre a bancada copos com água, crachás, cinzeiros e no lado direito, após a participante que recebe o certificado, uma pilha de publicações sobre a qual aparecem as mãos de uma pessoa não identificada. Durante a entrevista para rememoração, ao observar a fotografia, o reitor Adierson falou: “Curso ministrado...Centro Acadêmico... Não sei, não lembro... Minha memória não está ajudando hoje.”FONTES DE PESQUISA: Entrevista concedida às bibliotecárias Conceição Martins e Vania Ferreira para atender aos objetivos do Repositório Institucional, projeto “(Re) Memórias da UFRPE”, para a contextualização das imagens do acervo fotográfico do reitorado do Prof. Dr. Adierson Erasmo de Azevedo, no período de dezembro de 1969 a agosto de 1973. Acervo localizado no Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos, da Biblioteca Central da UFRPE. Entrevista realizada no dia 29 de abril de 2016, no Espaço Santander da Biblioteca Central da UFRPE. Duração de 2h24min com transcrição e pesquisa complementar da bibliotecária Conceição Martins. Notas complementares: O Curso de Aperfeiçoamento, Especialização e Extensão (CAEE) foi criado, no Brasil, pelo Decreto Lei nº 1.514 de 16 de agosto de 1939, na Universidade Rural, Km 47, no Rio de Janeiro. O CAEE da UFRPE foi criado pela Lei nº 2.920 de 13 de outubro de 1956, que deu nova estrutura Universidade Rural de Pernambuco (URP) e autorizou a sua federalização. Durante o ano de 1957, o CAEE esteve em fase de organização, passando a funcionar em outubro daquele ano com um breve Curso de Aperfeiçoamento em Gado Leiteiro, ministrado de 21 a 31 do referido mês, pelo Prof. Dr. Ivan Loughary do Escritório Técnico de Agricultura (ETA), Projeto nº 20, em colaboração com a URP. No dia 5 de dezembro de 1957, pela Portaria nº 306 do Magnífico Reitor, Manoel Rodrigues Filho, foi nomeado seu primeiro diretor o Prof. João de Deus de Oliveira Dias, Catedrático da Escola Superior de Agricultura (ESA) da URP. Fontes: Boletim da Universidade Rural de Pernambuco. Recife: Imprensa Universitária da URP, jun./jul., 1958. p. 35. ; AZEVEDO, Adierson Erasmo de. Contextualização das fotografias de seu reitorado 1969-1973. Recife, 27 abr. 2016. 3ª Entrevista concedida a Conceição Martins e Vania Ferreira; TAVARES, Carlos Alberto. Recife, 27 jun. 2016. Informação oral concedida a Conceição Martins.
Resumo: Fotografia original, revelada em papel brilhante, em sépia, medindo 24 cm x 18 cm, no formato horizontal. Foi empregado como processo filme negativo. Esta fotografia integra o acervo fotográfico do Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos da Biblioteca Central. Possui uma duplicata. Possui informações escritas a caneta no verso.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3129
Aparece nas coleções:1969 a 1973 - Reitorado Prof. Adierson Erasmo de Azevedo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AC_adierson_0180.jpg130,38 kBJPEGVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons