Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/288
Título: Reação de cultivares de algodão mocó, Gossypium hirsutum var. marie-galante, ao agente da fusariose e raça 3 de Meloidogyne incognita, atuando isoladamente ou em ação conjunta
Autor: Menezes, Maria
Oliveira, Sônia Maria Alves de
Marcano, Rosa de Lima Ramos
Ribeiro, Gilvan Pio
Moura, Romero Marinho de
Coelho, Rildo Sartori Barbosa
Palavras-chave: Algodão;Algodão - Cultivo;Algodão - Doenças e pragas
Data do documento: 1986
Citação: MENEZES, Maria et al. Reação de cultivares de algodão mocó, Gossypium hirsutum var. marie-galante, ao agente da fusariose e raça 3 de Meloidogyne incognita, atuando isoladamente ou em ação conjunta. Cadernos Ômega. Série Agronomia, Recife, n. 2, p. 213-227, 1986.
Abstract: Cultivares de algodão mocó, Gossypium hirsutum var. marie-galante Hutch., foram avaliadas para resistência em relação a Fusarium oxysporum f. sp. vasinfectum (F), Meloidogyne incógnita (N), raça 3, e ao complexo F x N formado pelos dois patógenos. As cultivares de algodão, CNPA-C75, CNPA-80/28r, CNPA-80/1B, 841-Precoce, Buik-C e Seleção Conservadora, foram cultivadas em condições de casa-de-vegetação e inoculadas com Fasarium e M. incógnita conjuntamente e, também, com cada um dos patógenos separadamente. Em geral, as cultivares exibiram bom nível de resistência, variando de resistente à intermediário. CNPA-80/2Br mostrou o melhor nível de resistência aos dois organismos quer isoladamente ou formando o complexo F X N. De um modo geral, M. incognita não induziu aumento marcante na intensidade dos sintomas de murcha. Este é, aparentemente, o primeiro relato de resistência ao complexo Fusarium X M. incognita em cultivares de algodão mocó.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/288
Aparece nas coleções:n. 2, 1986 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n2_1986_agro_15.pdf609,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.